Quando foi criada a drenagem reversa?
Índice
- Quando foi criada a drenagem reversa?
- Em que consiste a drenagem reversa?
- O que é DLM reversa?
- Quem criou a drenagem reversa?
- Qual a função da DLM?
- Como fazer drenagem pós operatorio?
- Como fazer drenagem linfática abdominoplastia?
- Por que a drenagem linfática deve ser feita de forma leve e superficial?
- Qual a origem da drenagem manual?
- Como funciona a drenagem linfática reversa?
- Como deve ser aplicada a drenagem linfática?
Quando foi criada a drenagem reversa?
Desenvolvida em 1932 na Dinamarca, a técnica é constantemente aprimorada e traz diversos benefícios como a redução da retenção de líquido, ativação da circulação sanguínea, combate à celulite e até o relaxamento corporal.
Em que consiste a drenagem reversa?
A drenagem linfática reversa é uma nova técnica utilizada nas abdominoplastias, por exemplo, a drenagem dos quadrantes (que confluem para a região inguinal) fica interrompida pela retirada de tecido, restando apenas às vias dos quadrantes superiores que confluem para os linfonodos axilares.
O que é DLM reversa?
A drenagem linfática reversa é uma técnica que proporciona reduzir danos no pós-operatórios de abdominoplastia, previne e minimiza as complicações como edema, e acelera o processo de cicatrização, visto que a drenagem é realizada suavemente estimula a circulação linfática.
Quem criou a drenagem reversa?
Na década de 80, Carlucci criou a drenagem reversa. Esse termo “reversa” nos dá uma falsa impressão, mas o método procura direcionar o edema para as vias integras após os procedimentos cirúrgicos. (GUIRRO & GUIRRO, 2002).
Qual a função da DLM?
Drenagem linfática é uma técnica de massagem manual (DLM) que tem como objetivo estimular o sistema linfático a eliminar o excesso de fluidos do corpo. Apoiada em evidências científicas, a DLM é reconhecida e indicada para auxiliar em vários tratamentos estéticos, além de promover relaxamento e bem-estar.
Como fazer drenagem pós operatorio?
A drenagem linfática pós cirúrgica é uma espécie de massagem que “empurra” o líquido corporal em direção aos gânglios linfáticos, onde ele será drenado. É feita de forma manual, mas sempre com movimentos suaves e sem muita pressão.
Como fazer drenagem linfática abdominoplastia?
COMO É FEITA A DRENAGEM LINFÁTICA NESTES CASOS? É feita com massagens sobre toda a área operada, e em pontos que ativam os gânglios linfáticos, levando a linfa até eles, facilitando assim o escoamento deste líquido. No início elas são bem suaves e não há dor durante a sessão.
Por que a drenagem linfática deve ser feita de forma leve e superficial?
O sistema linfático está muito superficial no nosso corpo e é por isso que a drenagem linfática deve ser LEVE E SUPERFICIAL! Vale ressaltar também que diferentemente do sistema circulatório, o linfático não possui uma bomba para impulsionar a linfa, que é o caso do coração para o sangue, por isso o sistema é LENTO!
Qual a origem da drenagem manual?
- A ORIGEM DA MASSAGEM MANUAL Em 1892 a drenagem linfática manual ficou conhecida como massagem para o escoamento de líquidos excedentes, que causavam inchaço e edemas, mas só passou a ser utilizada no ano de 1932 na Europa.
Como funciona a drenagem linfática reversa?
- A essa técnica denominou-se drenagem linfática reversa. Em intervenções como as abdominoplastias, por exemplo, a drenagem da linfa dos quadrantes inferiores do abdome (que confluem para a região inguinal) fica interrompida pela retirada do tecido, restando íntegras apenas as vias dos quadrantes superiores (que confluem para os linfonodos axilares).
Como deve ser aplicada a drenagem linfática?
- A drenagem linfática como conhecemos hoje deve ser aplicada por profissionais competentes para que os gânglios linfáticos não sofram qualquer dano por falta de conhecimento técnico, ou da anatomia do corpo humano. Desta forma o cliente obterá resultados melhores e se sentirá mais satisfeito.