O que fala o artigo 102 da Constituição Federal?
Índice
- O que fala o artigo 102 da Constituição Federal?
- O que está escrito na Constituição?
- Qual a importância do Supremo Tribunal Federal artigo 102 da Constituição Federal?
- O que diz o artigo 60 da Constituição Federal?
- Quando é comemorada a Constituição brasileira?
- Quando foi outorgada a primeira constituição do Brasil?
- Quais são as Constituições Brasileiras?
- Qual foi a segunda constituição do Brasil?
O que fala o artigo 102 da Constituição Federal?
§ 2º As decisões definitivas de mérito, proferidas pelo Supremo Tribunal Federal, nas ações declaratórias de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal, produzirão eficácia contra todos e efeito vinculante, relativamente aos demais órgãos do Poder Judiciário e ao Poder Executivo.
O que está escrito na Constituição?
Uma constituição é o conjunto de normas jurídicas que ocupa o topo da hierarquia do direito de um Estado, e que pode ou não ser codificado como um documento escrito. Tipicamente, a constituição enumera e limita os poderes e funções do Estado, e assim formam, ou seja, constituem a entidade que é esse Estado.
Qual a importância do Supremo Tribunal Federal artigo 102 da Constituição Federal?
Essa competência está prevista no artigo 102, inciso I, alínea f, da Constituição Federal de 1988. ... Essa competência revela a feição nacional do STF, que atua para dirimir conflitos que possam afetar o equilíbrio do princípio federativo em nossa República.
O que diz o artigo 60 da Constituição Federal?
§ 1º A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio. § 2º A proposta será discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respectivos membros.
Quando é comemorada a Constituição brasileira?
- O Dia da Constituição Brasileira é comemorado em 25 de março, em homenagem à data em que D. Pedro I assinou a primeira Constituição do país, em 1824. História e Características das Constituições Brasileiras. No total, o Brasil teve 8 Constituições, e hoje a Constituição em vigor é a chamada “Constituição de 1988”.
Quando foi outorgada a primeira constituição do Brasil?
- Constituição de 1891. A segunda Constituição do Brasil e a primeira do período do Brasil República, foi outorgada em 24 de fevereiro de 1891, no governo de Deodoro da Fonseca (1827-1892), dois anos após a Proclamação da República no país.
Quais são as Constituições Brasileiras?
- História e Características das Constituições Brasileiras. No total, o Brasil teve 8 Constituições, e hoje a Constituição em vigor é a chamada “Constituição de 1988”. Se por um lado, há os que afirmam que o país teve no total 8 Constituições, outro grupo crê que o Brasil teve somente 7 Constituições, uma vez que o documento de 1969 representa ...
Qual foi a segunda constituição do Brasil?
- Foi a constituição que teve maior vigência no Brasil, durou mais de 65 anos. A segunda Constituição ocorreu no ano de 1891 e tinha como contexto a pós proclamação da republica. Ela também era repleta de interesses, principalmente da elite oligárquica latifundiária, com destaque para os cafeicultores.