Qual foi a causa da Revolta da Vacina?
Índice
- Qual foi a causa da Revolta da Vacina?
- Quando o governo aprovou a Lei da vacina obrigatória e qual o médico responsável?
- Quando começou e quando terminou a Revolta da Vacina?
- Quantas pessoas morreram na Revolta da Vacina?
- Quais as causas e consequências da Revolta da Vacina?
- Por que as pessoas não queriam se vacinar na Revolta da Vacina?
- Quem foi o responsável por liderar a campanha de vacinação?
- Como foi o fim da Revolta da Vacina?
- Quanto tempo durou a Revolta da Vacina?

Qual foi a causa da Revolta da Vacina?
A Revolta da Vacina foi uma revolta de caráter popular que aconteceu no Rio de Janeiro, em 1904. Sua motivação foi a insatisfação da população com a campanha de vacinação obrigatória contra a varíola implantada na cidade por meio de Oswaldo Cruz. Houve grande destruição material na cidade e saldo de 31 mortos.
Quando o governo aprovou a Lei da vacina obrigatória e qual o médico responsável?
Em 29 de junho de 1904 o governo enviou ao Senado um anteprojeto de lei que estabelecia a obrigatoriedade da vacinação contra a varíola para todas as pessoas. A vacina, desenvolvida pelo médico e naturalista francês Edward Jenner no século XVIII, já existia no Brasil desde o início do século XIX.
Quando começou e quando terminou a Revolta da Vacina?
10 de novembro de 1904 – 18 de novembro de 1904 Revolta da Vacina/Períodos
Quantas pessoas morreram na Revolta da Vacina?
Após um saldo total de 945 prisões, 461 deportados, 110 feridos e 30 mortos em menos de duas semanas de conflitos, Rodrigues Alves se viu obrigado a desistir da vacinação obrigatória. “Todos saíram perdendo. Os revoltosos foram castigados pelo governo e pela varíola.
Quais as causas e consequências da Revolta da Vacina?
- A principal causa foi a campanha de vacinação obrigatória contra a varíola, realizada pelo governo brasileiro e comandada pelo médico sanitarista Dr. Oswaldo Cruz. A grande maioria da população, formada por pessoas pobres e desinformadas, não conheciam o funcionamento de uma vacina e seus efeitos positivos.
Por que as pessoas não queriam se vacinar na Revolta da Vacina?
Em meados de 1904, chegava a 1.800 o número de internações devido à varíola no Hospital São Sebastião. Mesmo assim, as camadas populares rejeitavam a vacina, que consistia no líquido de pústulas de vacas doentes. Afinal, era esquisita a idéia de ser inoculado com esse líquido.
Quem foi o responsável por liderar a campanha de vacinação?
A causa foi a lei que tornava obrigatória a vacina contra a varíola. E o personagem principal, o jovem médico sanitarista Oswaldo Cruz. A oposição política, ao sentir a insatisfação popular, tratou de canalizá-la para um plano arquitetado tempos antes: a derrubada do presidente da República Rodrigues Alves.
Como foi o fim da Revolta da Vacina?
Fim da Revolta da Vacina Foi proclamado o Estado de Sítio e o cancelamento da vacinação obrigatória no dia 16 de novembro. Depois disso, a Lei da Vacina Obrigatória foi modificada e a utilização da vacina tornou-se opcional.
Quanto tempo durou a Revolta da Vacina?
10 de novembro de 1904 – 18 de novembro de 1904 Revolta da Vacina/Períodos