adplus-dvertising

Quem descobriu a dengue no Brasil?

Índice

Quem descobriu a dengue no Brasil?

Quem descobriu a dengue no Brasil?

A dengue é conhecida no Brasil desde os tempos de colônia. O mosquito Aedes aegypti tem origem africana. Ele chegou ao Brasil junto com os navios negreiros, depois de uma longa viagem de seus ovos dentro dos depósitos de água das embarcações. O primeiro caso da doença foi registrado em 1685, em Recife (PE).

Qual foi o primeiro caso de dengue no mundo?

Houve relatos de epidemias no século XVII, mas os primeiros registros mais plausíveis de dengue datam de 17, quando uma epidemia varreu a Ásia, África e América do Norte.

Qual é o hospedeiro do mosquito da dengue?

A fonte da infecção e hospedeiro vertebrado é o homem. A transmissão se faz pela picada dos mosquitos Aedes aegypti, no ciclo homem - Aedes aegypti - homem.

O que é o vetor da dengue?

O Aedes aegypti é o principal vetor dos vírus da dengue e da febre amarela urbana.

Quando foi registrado o primeiro caso da dengue?

  • O primeiro caso da doença foi registrado em 1685, em Recife (PE). Em 1692, a dengue provocou 2.000 mortes em Salvador (BA), reaparecendo em novo surto em 1792. Em 1846, o mosquito Aedes aegypti tornou-se conhecido quando uma epidemia de dengue atingiu o Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.

Qual o número de casos de dengue no Brasil em 2019?

  • Casos de dengue no Brasil aumentam 149% em 20,7%, passando de 258 para 1.800 casos prováveis, seguida da região Sudeste, com aumento de 472,6%, saindo de 5.732 para 32.821 casos.

Quando ocorreu a primeira epidemia de dengue no continente americano?

  • Relatos da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) mostram que a primeira epidemia de dengue no continente americano ocorreu no Peru, no início do século 19, com surtos no Caribe, Estados Unidos, Colômbia e Venezuela.

Como se originou o vírus da dengue?

  • O vírus da dengue, provavelmente, se originou de vírus que circulavam em primatas não humanos nas proximidades da península da Malásia.

Postagens relacionadas: