adplus-dvertising

Quando surgiu o primeiro caso de dengue no Brasil?

Índice

Quando surgiu o primeiro caso de dengue no Brasil?

Quando surgiu o primeiro caso de dengue no Brasil?

A dengue chegou ao Brasil na metade do século 19. Em 1986, o vírus tipo DENV-1 foi isolado pelo Departamento de Virologia do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), na época, chefiado pelo virologista Hermann Schatzmayr.

Quando a dengue foi identificada no Brasil?

Segundo dados do Ministério da Saúde, a primeira ocorrência do vírus no país, documentada clínica e laboratorialmente, aconteceu em 1981-1982, em Boa Vista (RR), causada pelos vírus DENV-1 e DENV-4.

Quanto tempo dura a imunidade da dengue?

Roberto explica também sobre a imunidade transitória. “Quando a doença é contraída pela primeira vez, há uma imunização permanente para aquele determinado sorotipo. Já a imunidade transitória é aquela que permite ao indivíduo a imunidade a todos os sorotipos, no período entre quatro a seis meses”, informou.

Qual a origem do nome da dengue?

A origem da palavra "dengue" não é clara, mas uma das teorias afirma que o termo é derivado da frase Ka-Dinga pepo, no idioma africano suaíli, que descreve a doença como sendo causada por um "espírito do mal".

Quando surgiu o primeiro caso de dengue no mundo?

Houve relatos de epidemias no século XVII, mas os primeiros registros mais plausíveis de dengue datam de 17, quando uma epidemia varreu a Ásia, África e América do Norte. Dessa época até 1940, epidemias de dengue se tornaram frequentes. Em 1906, a transmissão por mosquitos do gênero Aedes foi confirmada.

Quando descobriram o vírus que causa a dengue?

Dengue. Embora existam relatos da doença desde meados do século XIX e início do século XX no Brasil, a circulação dos vírus dengue só foi comprovada laboratorialmente em 1982, quando foram isolados os sorotipos DENV-1 e DENV-4, em Boa Vista (RR) ficando o país sem notificação de casos por quatro anos.

O que está ocorrendo com os casos de dengue no Brasil?

O mais recente boletim epidemiológico do Ministério da Saúde com dados sobre a dengue aponta que o número de casos prováveis da doença — aqueles que são notificados à pasta pelos Estados — cresceu 19% nas cinco primeiras semanas do ano em comparação com o mesmo período de 2019.

Postagens relacionadas: