adplus-dvertising

Quem atravessa o Bojador?

Índice

Quem atravessa o Bojador?

Quem atravessa o Bojador?

O Cabo Bojador (em árabe: رأس بوجادور‎; romaniz.: Rā's Būjādūr) situa-se na costa do Saara Ocidental, na área controlada por Marrocos, junto à cidade homónima....
Cabo Bojador
PaísSaara Ocidental, ocupado e reclamado por Marrocos
Mar(es)Oceano Atlântico
Coordenadas26° 7' 37" N 14° 29' 57" O

Quem ultrapassou o Cabo do Bojador?

Gil Eanes Gil Eanes ultrapassou o cabo Bojador em 1434, Nuno Tristão chegou ao cabo Branco em 1441, Álvaro Fernandes atingiu o Verde em 1445 e, por fim, Bartolomeu Dias dobrou o cabo das Tormentas, depois da Boa Esperança, em 1487.

Onde fica o Cabo do Bojador?

África Cabo da costa ocidental de África que foi dobrado pela primeira vez pelo navegador português Gil Eanes, em 1434. Fica situado a 26o 6' 57'' de latitude Norte e 14o 28' 21'' de longitude Oeste.

O que deu se início após conseguirem atravessar o temido Cabo Bojador?

Durante séculos acreditava-se que o mundo acabava pouco depois de Marrocos e que não existia mar ou terras a sul. Mas em 1434, corajosos navegadores portugueses, enviados pelo Infante D. Henrique passam o Cabo e nos anos seguintes descobre-se a costa de África, iniciando-se assim a fantástica era dos Descobrimentos.

O que era o Bojador citado no poema passar além do Bojador )?

No belo poema Mar Português, Fernando Pessoa acerta na mosca com os versos: Quem quer passar além do Bojador / Tem que passar além da dor. ... Daí o Bojador também ser conhecido como o Cabo do Medo.

Porque o Cabo da Boa Esperança tem esse nome?

Ao retornar, entretanto, com a notícia, o rei João II de Portugal mudou-lhe o nome porque, ao ser dobrado, mostrou a ligação entre o oceano Atlântico e o oceano Índico e prometia a tão desejada chegada à Índia. Chamou-lhe, por isso, cabo da Boa Esperança - o topónimo que se perpetuou.

Por que atravessar o Cabo do Bojador era um obstáculo tão grande para os navegadores portugueses?

O Cabo do Bojador representava um limite difícil de ser ultrapassado e fazê-lo se tornou a meta de todos os navegantes que se lançavam a buscar novas terras. Na expedição de Gil Eanes, em 1434, os navios se afastaram da costa africana (manobra muito temida) e somente depois voltaram a encontrá-la.

Como Gil Eanes dobrou o Cabo Bojador?

O infante D. Henrique estava convencido que o mundo não acabava ali e incitou Gil Eanes a fazer-se de novo ao mar . “Daquela viagem – escreve o cronista Gomes Eanes de Zurara – menosprezando todo o perigo, dobrou o cabo a além, onde achou as cousas muito pelo contrário do que ele e os outros até ali presumiam”.

O que os portugueses encontraram no Cabo Bojador?

Em 1434, Gil Eanes contornou o Cabo Bojador, dissipando o terror que este promontório inspirava. No ano seguinte, navegando com Afonso Gonçalves Baldaia descobriram Angra de Ruivos e este último chegou ao Rio de Ouro, no Saara Ocidental.

Postagens relacionadas: