Quais as desvantagens do uso da irradiação nos alimentos?
Índice
- Quais as desvantagens do uso da irradiação nos alimentos?
- Qual o princípio do processo de irradiação?
- Quando deve ser feita a irradiação do alimento?
- Quais países aprovaram a irradiação de alimentos?
- Qual a legislação de irradiação de alimentos no Brasil?
- Será que a irradiação de alimentos faz mal à saúde?

Quais as desvantagens do uso da irradiação nos alimentos?
Possíveis desvantagens do uso da radiação na indústria de alimentos
- Os alimentos irradiados podem apresentar modificações em seu sabor e aroma, de acordo com a dose de radiação utilizada;
- Se os micro-organismos não forem suscetíveis à radiação, não serão degradados;
Qual o princípio do processo de irradiação?
Princípio do método de irradiação nos alimentos A radiação ionizante gera íons positivos e negativos através da interação com as moléculas dos alimentos, e desta forma transfere energia por elétrons.
Quando deve ser feita a irradiação do alimento?
- A irradiação deve ser feita na embalagem final e o alimento tem de estar pronto para o consumo. O alimento, com este tratamento, não tem prazo de validade, mesmo em temperatura ambiente, desde que a embalagem seja mantida intacta.
Quais países aprovaram a irradiação de alimentos?
- Pelo menos 40 países aprovaram a irradiação de um ou mais produtos alimentícios, e 29 utilizaram a irradiação de alimentos comercialmente (JAY, 2005) Nenhum resíduo de radioatividade permanece no alimento processado, como também nenhum efeito adverso é observado na qualidade nutricional quando são empregadas doses de radiação menores que 10,0 kGy.
Qual a legislação de irradiação de alimentos no Brasil?
- Irradiação de alimentos no Brasil. A legislação de irradiação de alimentos em vigor no Brasil é a Resolução RDC nº 21, de 26 de janeiro de 2001 (BRASIL, 2001) que aprovou o Regulamento Técnico para Irradiação de Alimentos.
Será que a irradiação de alimentos faz mal à saúde?
- Isso porque a irradiação de alimentos é usada largamente em condimentos e especiarias. Mas calma, você não foi enganado, pois no rótulo da embalagem do produto alimentício é obrigatório constar essa informação. E será que faz mal à saúde? Causa câncer ou outros problemas?