Para que a flexibilidade é usada?
Índice
- Para que a flexibilidade é usada?
- Quais os tipos de flexibilidade aplicada às práticas esportivas e os seus benefícios?
- O que é flexibilidade e quais os tipos?
- O que a falta de flexibilidade pode causar?
- Qual a finalidade da flexibilidade e do alongamento?
- Como é determinada o grau de flexibilidade de uma articulação?
- Quais os tipos de flexibilidade aplicada às práticas esportivas?
- Quais tipos de exercícios visam a manutenção ou o desenvolvimento de um o corpo flexível?
- Quais são as atividades que necessitam de flexibilidade?
- Como podemos classificar a flexibilidade?
- Qual a melhor forma de começar o processo de flexibilidade?
- Qual a importância da flexibilidade para o ser humano?

Para que a flexibilidade é usada?
A flexibilidade também contribui para uma maior mobilidade nas atividades diárias e esportivas, diminui o risco de lesões, aumenta a qualidade e quantidade de movimentos e melhora na postura corporal. Sendo assim, flexibilidade se refere aos maiores arcos de movimentos possíveis nas articulações envolvidas.
Quais os tipos de flexibilidade aplicada às práticas esportivas e os seus benefícios?
Flexibilidade ativa e passiva. A Flexibilidade Ativa permite ao individuo por si só alcançar a amplitude máxima da mobilidade articular e também da extensibilidade muscular. A flexibilidade ativa nada mais é que treinos feitos individualmente para aumentar o nível de mobilidade articular como a imagem abaixo: Figura 1.
O que é flexibilidade e quais os tipos?
Existem dois tipos de flexibilidade: Flexibilidade Estática, que é a amplitude do movimento de uma articulação sem considerar a velocidade desse movimento. Flexibilidade Dinâmica, que representa a habilidade de se realizar um movimento rápido dentro da amplitude normal de movimento articular.
O que a falta de flexibilidade pode causar?
A falta de flexibilidade gera um mau desempenho esportivo e aumenta as chances de lesões tais como as distensões musculares. E a flexibilidade excessiva pode provocar instabilidade articular gerando: entorses articulares, osteoartrite e dores articulares (BLANKE, 1997).
Qual a finalidade da flexibilidade e do alongamento?
Benefícios da Flexibilidade Ter uma boa Flexibilidade previne lesões como torções, estiramentos e rupturas. Uma articulação que tem músculos flexíveis assessorando nos movimentos é capaz de suportar cargas altas e tensão nos tendões e fibras musculares sem romper.
Como é determinada o grau de flexibilidade de uma articulação?
A flexibilidade é específica de cada articulação, determinada pela genética e pelo meio ambiente. Um alto grau de flexibilidade em uma articulação não indica um alto grau de flexibilidade nas outras. Tanto a pouca mobilidade articular, como a excessiva é ruim.
Quais os tipos de flexibilidade aplicada às práticas esportivas?
Tipos de Flexibilidade: Ativa - é a máxima amplitude que se pode obter através de movimentos efetuados pelos músculos de forma voluntária. Passiva - é a máxima amplitude articular que se consegue em um movimento através da ação de uma segunda pessoa, aparelhos, força da gravidade, etc.
Quais tipos de exercícios visam a manutenção ou o desenvolvimento de um o corpo flexível?
O alongamento são exercícios físicos que visam à preservação e o aperfeiçoamento do grau de flexibilidade muscular, a prática do mesmo favorece o estiramento das fibras musculares, contribuindo para que o seu comprimento aumente.
Quais são as atividades que necessitam de flexibilidade?
- Algumas atividades que necessitam o desenvolvimento deste tipo de flexibilidade são: Ginástica rítmica, Ginástica olímpica, ballet, Artes marciais, entre outras. [carece de fontes
Como podemos classificar a flexibilidade?
- Agora vamos conhecer as classificações da flexibilidade. Podemos classificar a flexibilidade quanto à sua abrangência e articulações envolvidas. b) Flexibilidade específica: refere-se a um ou alguns movimentos realizados em determinadas articulações (juntas). b) Flexibilidade composta: quando o movimento envolve mais de uma articulação.
Qual a melhor forma de começar o processo de flexibilidade?
- Agora, caso seja de fato implantado, outro ponto fundamental que sua empresa deve se atentar é saber qual a melhor forma de começar esse processo, uma vez que existem três principais modelos de flexibilidade. São eles: Fixo variável: a empresa sugere diferentes turnos de trabalho para que o funcionário escolha qual prefere;
Qual a importância da flexibilidade para o ser humano?
- A flexibilidade é muito importante para o ser humano, independente da sua condição física e idade. Todos estão acostumados a imaginar que a flexibilidade é importante apenas para os atletas e principalmente àqueles que praticam esportes como a ginástica artística e a capoeira.