Quais são as duas vias ou maneiras pelas quais o corpo recebe flúor?
Índice
- Quais são as duas vias ou maneiras pelas quais o corpo recebe flúor?
- Como consumir flúor?
- Qual a importância do flúor no organismo humano?
- Qual o problema de ingerir flúor?
- O que o flúor pode causar no organismo?
- Pode tomar flúor?
- Quais os alimentos mais ricos em flúor?
- Qual o conteúdo do flúor?
- Por que o flúor tem estas propriedades?
- Qual a ingestão recomendada de flúor?

Quais são as duas vias ou maneiras pelas quais o corpo recebe flúor?
O flúor pode ser administrado por duas vias: pela via sistêmica e pela via tópica. Pela via sistêmica entende-se que o flúor será ingerido por intermédio de água fluoretada e suplementos de flúor, quer através de comprimidos ou em gotas por via oral.
Como consumir flúor?
Alimentação com flúor: como consumir de forma equilibrada Para ter o flúor como aliado nos cuidados com a sua saúde, você pode enriquecer seu prato com espinafre, agrião, beterraba, tomate, alho, chá preto, cebola, laranja, feijão, maçã, gema de ovo e couve, além de frutos do mar, fígado bovino e bastante água!
Qual a importância do flúor no organismo humano?
O flúor se concentra nos ossos em crescimento e nos dentes, ajudando a endurecer o esmalte dos dentes que ainda não nasceram (crianças) e nos que já se formaram. ... - O flúor ajuda a prevenir a cárie dentária abrandando a quebra do esmalte e acelerando o processo natural de remineralização.
Qual o problema de ingerir flúor?
A severidade dos sintomas depende da quantidade de flúor ingerida. Estes incluem dor abdominal, diarreia, disfagia, hipersalivação, lesão da mucosa, náuseas, vómito; anormalidades de Electrólitos, incluindo hipercaliemia, hipocalcemia, hipoglicemia e hipomagnesemia podem ocorrer.
O que o flúor pode causar no organismo?
O consumo de meio litro de água por dia pode fornecer de 0,5 a 1 miligrama de flúor. Rondó explica que essa quantidade já pode causar reações no organismo. Entre elas, cólicas e dores abdominais, aftas na boca, perda de apetite, náuseas, fraqueza, perda de peso e até mesmo vômitos com sangue.
Pode tomar flúor?
Segundo a dentista, mesmo combinando as doses administradas na água e nos cremes dentais, o volume de flúor no organismo não chega a ser prejudicial, somente quando consumido de forma irresponsável, como a ingestão constante de pastas, por exemplo. ;Qualquer substância em excesso pode fazer mal.
Quais os alimentos mais ricos em flúor?
- Alimentos mais ricos em flúor Águas fluoretadas: contém aproximadamente entre 0,7 - 1,2 mg. Peixe: salmão, sardinha ou bacalhau (entre 0,01 e 0, gr.)
Qual o conteúdo do flúor?
- O flúor é um mineral natural encontrado em muitos solos, é largamente distribuído pela natureza. Cozinhar os alimentos em panelas com Teflon (um polímero que contém flúor) aumenta o conteúdo de flúor.
Por que o flúor tem estas propriedades?
- O flúor possui estas propriedades porque trabalha durante os processos de desmineralização e remineralização que ocorrem naturalmente em nossa boca. - O flúor ajuda a prevenir a cárie dentária abrandando a quebra do esmalte e acelerando o processo natural de remineralização.
Qual a ingestão recomendada de flúor?
- Uma maneira interessante de garantir Ingestão adequada recomendada de flúor é ter sempre em mente quais são os alimentos mais ricos em flúor, para que eles não podem faltar em uma dieta equilibrada. Águas fluoretadas: contém aproximadamente entre 0,7 - 1,2 mg. Peixe: salmão, sardinha ou bacalhau (entre 0,01 e 0, gr.) Frutos do mar.