O que é ser uma pessoa niilista?
Índice
- O que é ser uma pessoa niilista?
- Quem acredita numa pessoa niilista?
- O que é a doutrina niilista?
- O que é niilismo e suas 4 formas?
- O que Nietzsche caracteriza como niilismo?
- Como o niilismo está presente na história do Ocidente?
- Por que o filósofo não dá vida ao niilismo?
- Quais são os dois tipos de niilismo?
- Quais são os desdobramentos do niilismo?

O que é ser uma pessoa niilista?
O Niilismo vem do termo latim “nihil” que significa “nada”. ... A descrença que essa ideologia prega, alcança as várias áreas da sociedade como: arte, ciências humanas, ética, literatura, moral e teorias sociais, fazendo as pessoas acreditarem na redução ao nada, no aniquilamento e na inexistência.
Quem acredita numa pessoa niilista?
Quando se fala de niilismo, é comum entender que se trata da negação de quaisquer valores. ... O niilista, desta forma, é aquele que acredita em valores que não se confirmam na realidade, é quem deixa de viver o agora em favor de uma suposta vida futura (num paraíso cristão ou numa sociedade ideal anarquista).
O que é a doutrina niilista?
Niilismo é uma doutrina filosófica que indica pessimismo e ceticismo extremos perante a realidade ou valores humanos. Num sentido amplo, o niilismo consiste numa atitude de negação ou descrença absoluta em relação a princípios, sejam eles religiosos, morais, políticos ou sociais.
O que é niilismo e suas 4 formas?
O niilista é o acusador: dos outros, de si, da existência, de tudo. ... Enquanto o sacerdote, o utópico, o sonhador, o crente, o fascista, o iludido, são aqueles que criam ficções para justificar suas acusações a este mundo e assim tornar a vida mais (in)suportável.
O que Nietzsche caracteriza como niilismo?
O Niilismo de Nietzsche Por meio da corrente niilista, o filósofo alemão Friedrich Wilhelm Nietzsche, propõe a “ausência de sentido” atrelado ao conceito de “Super-Homem”. Eles surgem a partir da “Morte de Deus” e da libertação do sujeito à moral de rebanho.
Como o niilismo está presente na história do Ocidente?
- O niilismo está presente no conjunto das obras de Nietzsche. Para a Genealogia da Moral, O Crepúsculo dos Ídolos e o Anticristo se têm uma compreensão de um processo de advento e consumação do niilismo na história do Ocidente.
Por que o filósofo não dá vida ao niilismo?
- No entanto, o filósofo não encontra na história do pensamento ocidental apenas conceitos negadores da existência. É de se ressaltar que ele dá vida a ideias que demonstram outra concepção da vida e do homem, portanto do entender sobre o que é niilismo.
Quais são os dois tipos de niilismo?
- Para Nietzsche, existem dois tipos de niilismo: o passivo e o ativo. O niilismo passivo pode ser visto como uma espécie de evolução de uma pessoa, apesar de não haver uma mudança dos valores. Por outro lado, o niilismo ativo vira todas as suas forças para a demolição da moral, sendo que tudo fica no vazio e o absurdo ganha preponderância, ...
Quais são os desdobramentos do niilismo?
- O conjunto da obra de Nietzsche apresenta outros desdobramentos do niilismo, ao identificá-lo como: passivo e ativo. O primeiro modo de niilismo é identificado como passivo, inclina o pensamento à observação do que na atmosfera de pessimismo e decadência aparece na obra: Nascimento da Tragédia.