O que ocasiona o Planalto de Borborema?
Índice
- O que ocasiona o Planalto de Borborema?
- Qual é o tipo de chuva que predomina no Planalto da Borborema?
- Qual a relação do Planalto de Borborema com a seca no sertão nordestino?
- Qual a barreira natural que contribui para a estiagem no sertão nordestino?
- Como o Planalto da Borborema influencia o clima da área?
- Como se desenvolve a pecuária na região Nordeste?
- Em que região fica o Planalto da Borborema e Chapada Diamantina?
- Quais cidades fazem parte do Planalto da Borborema?
- Qual o nome do Planalto da Borborema?
- Quais cidades estão localizadas no Planalto da Borborema?
- Quais são os principais rios do Planalto da Borborema?
- Como funciona o planalto na seca do Nordeste?

O que ocasiona o Planalto de Borborema?
Alguns estudos atribuem as origens do planalto ou serra da Borborema aos efeitos do clima. Ao longo de milhões de anos, as intempéries teriam moldado o relevo acidentado dessa região, formada pelas terras altas que dão um ar montanhoso a porções do interior de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte.
Qual é o tipo de chuva que predomina no Planalto da Borborema?
A Serra é um dos pontos culminantes para a seca do Nordeste, pois é uma barreira natural, a qual impede a passagem de massas úmidas vindas do Oceano Atlântico, que ao se elevar, resfriam e provocam chuvas orográficas, ou seja, as nuvens carregadas não conseguem passar pelo Planalto, precipitando nos paredões de ...
Qual a relação do Planalto de Borborema com a seca no sertão nordestino?
O Planalto da Borborema é um dos principais fatores responsáveis pela seca no nordeste. Ele funciona como uma espécie de barreira natural, que dificulta a entrada de umidade para a região do sertão nordestino, favorecendo assim a existência da seca no agreste.
Qual a barreira natural que contribui para a estiagem no sertão nordestino?
Influência do relevo A serra da Borborema, que atravessa vários estados, impede a passagem das correntes atmosféricas úmidas que partem do oceano para o interior. Por isso chove mais no litoral.
Como o Planalto da Borborema influencia o clima da área?
A principal influência do Planalto da Borborema no clima de grande parte da região Nordeste é que, devido a este relevo, não chove no sertão. ... Este planalto não permite que as massas de ar úmidas que vêm do litoral cheguem ao interior, funcionando como um bloqueio de grande altitude.
Como se desenvolve a pecuária na região Nordeste?
A partir dos engenhos de cana-de-açúcar, que se localizavam principalmente no litoral nordestino, foi possível aos colonos que aqui habitavam conquistar o sertão da colônia e iniciar o povoamento dessa região. ... A pecuária desenvolveu-se inicialmente em torno dos engenhos de cana-de-açúcar.
Em que região fica o Planalto da Borborema e Chapada Diamantina?
região Nordeste do Brasil O planalto da Borborema, também conhecido como chapada Pernambucana — devido a estar situada em parte da antiga Capitania de Pernambuco — serra da Borborema, ou ainda, planalto Nordestino, é uma região serrana no interior da região Nordeste do Brasil.
Quais cidades fazem parte do Planalto da Borborema?
No planalto localizam-se importantes cidades, como Campina Grande e Itabaiana (Paraíba), Caruaru ,Garanhuns e Vitória de Santo Antão(Pernambuco), Arapiraca e Palmeira dos Índios (Alagoas) e Currais Novos (Rio Grande do Norte).
Qual o nome do Planalto da Borborema?
- O Planalto da Borborema tem um clima semiárido (seco e quente) e uma curiosidade é o nome Borborema, que deriva de “por-poy-eyma” da língua tupi, que significa seca, sem moradores, terra.
Quais cidades estão localizadas no Planalto da Borborema?
- - Principais cidades localizadas no Planalto da Borborema: Caruaru, Lajedo, Gravatá e Garanhuns (Pernambuco); Itabaiana e Campina Grande (Paraíba); Palmeira dos Índios e Arapiraca (Alagoas) e Santa Cruz (Rio Grande do Norte). - Ponto mais elevado: Pico do Jabre (Paraíba) com 1.197 metros de altura. - Altitude média: cerca de 200 metros.
Quais são os principais rios do Planalto da Borborema?
- Os principais rios do Planalto da Borborema são os rios Paraíba, Capibaribe e Ipojuca, no setor leste, que desaguam no oceano, e o rio Piranhas-Açu, ao norte.
Como funciona o planalto na seca do Nordeste?
- O planalto é um dos fatores que culmina na seca do Nordeste, pois funciona como uma barreira natural que impede a passagem de massas úmidas vindas do Oceano Atlântico. Assim, as nuvens carregadas não conseguem passar pelo Planalto, descarregando antes de transpassar a barreira e sobrando apenas as massas de ar seco.