Qual a diferença entre a normas jurídicas e as outras normas como as morais e as religiosas?
Índice
- Qual a diferença entre a normas jurídicas e as outras normas como as morais e as religiosas?
- Em que são diferentes as normas morais e as normas jurídicas?
- O que é norma religiosa?
- Qual a semelhança entre as normas morais e jurídicas?
- O que é a imperatividade da norma jurídica?
- O que significa dizer que as normas jurídicas também são normas de natureza social?
- Que campo de estudo pertence normas morais e normas jurídicas?
- São características das normas religiosas?
- O que são as normas morais?
- Quais são as características das normas morais?
- Qual a influência dos fatores morais e religiosos no fenômeno jurídico?
- Quais são as normas jurídicas e a moral?
- Qual a diferença entre normas morais e jurídicas?
- Qual a pena de violação das normas morais?

Qual a diferença entre a normas jurídicas e as outras normas como as morais e as religiosas?
Em suma podemos afirmar que o direito, ou a norma jurídica relaciona-se com as questões externas das pessoas, ou seja, é a relação do indivíduo para com a sociedade. Já a moral ou a norma moral é ligada ao foro íntimo das pessoas, os seus princípios e as motivações particulares.
Em que são diferentes as normas morais e as normas jurídicas?
Normas morais são regras estabelecidas por convenção. (isto é, combinadas entre as partes sem o auxílio de uma lei especifica). Normas Juridicas seguem o oposton são estabelecidas por regras juridicas de uma determinada sociedade, baseando-se na legislação vigente na mesma.
O que é norma religiosa?
Normas Religiosas: (Ser baptizado, ir à missa, comungar, ...) Normas Morais: são normas que acusam alguém injustamente. Normas de Cortesia: trato social são normas de boa educação.
Qual a semelhança entre as normas morais e jurídicas?
a)Em que são semelhantes as normas morais e as normas jurídicas? São semelhantes que ambas se destinam a regulamentar a relação na sociedade.
O que é a imperatividade da norma jurídica?
Imperatividade: a norma, para ser cumprida e observada por todos, deverá ser imperativa, ou seja, impor aos destinatários a obrigação de obedecer. Não depende da vontade dos indivíduos, pois a norma não é conselho, mas ordem a ser seguida.
O que significa dizer que as normas jurídicas também são normas de natureza social?
Por normas sociais entende-se vulgarmente regras respeitadas nas relações sociais mas que não têm relevância jurídica automática. Nesse sentido, diferenciam-se, pois, das normas jurídicas.
Que campo de estudo pertence normas morais e normas jurídicas?
Temos que o campo pertencente das normas jurídicas é o do Direito. Já as normas morais, pode ser compreendida como um campo de estudo da filosofia, já que se trata de valores, da aplicação dos mesmos na sociedade.
São características das normas religiosas?
As normas religiosas não são axiologicamente bilaterais, pois consideram apenas os indivíduos em sua relação com Deus, estabelecendo valores que realizam o sagrado no indivíduo, sem considerá-lo independentemente disso.
O que são as normas morais?
As normas morais são regras de convivência social e obedecem sempre a três princípios: Auto-obrigação, Universalidade, ... As normas morais são regras de convivência social ou guias de ação, porque nos dizem o que devemos ou não fazer e como o fazer.
Quais são as características das normas morais?
As normas morais são regras de convivência social e obedecem sempre a três princípios: Auto-obrigação, Universalidade, ... Mesmo que não sejam cumpridas, as normas morais existem sempre, na medida em que o homem é um ser em sociedade e nas suas decisões tenta fazer o bem e não o mal.
Qual a influência dos fatores morais e religiosos no fenômeno jurídico?
- É fato notório, a influência dos fatores morais e religiosos no fenômeno jurídico. Não haviam diferenças entre esses três fatores, na época primitiva, nas antigas culturas orientais, na civilização grega, romana e medieval. Tão somente a partir do século XIX verifica-se uma grande preocupação para definir cada uma destas ciências.
Quais são as normas jurídicas e a moral?
- Enquanto as normas jurídicas têm vinculação direta com o Estado, a moral não é considerada um código formal. Embora, ambas as normas morais e jurídicas sejam estabelecidas pela sociedade, seguidas por todos e responsáveis por regulamentar as relações e promover um melhor convívio entre os indivíduos, existem inúmeros critérios que as distinguem: 1.
Qual a diferença entre normas morais e jurídicas?
- Como já dito anteriormente, as normas morais se diferem das jurídicas, pois não está positivada, logo a norma moral é aquele comportamento esperado de um indivíduo de acordo com a sociedade que vive. Em suma, regras para que se possa ter a melhor convivência social baseado nos preceitos morais e éticos de cada indivíduo.
Qual a pena de violação das normas morais?
- 1. Enquanto as normas morais são cumpridas de acordo com a convicção de cada indivíduo, a violação das normas jurídicas prevê pena de punição escrita em lei por parte do Estado. 2.