Qual era o pensamento de Epicuro?
Índice
- Qual era o pensamento de Epicuro?
- O que defende o epicurismo?
- O quê Epicuro acreditava?
- Quais os princípios filosóficos do epicurismo?
- Que é autossuficiência para Epicuro?
- Quem foi Epicuro e quais as principais ideias que ele defendia?
- O que defendia a ética do epicurismo?
- Quais as principais ideias do epicurismo?
- Qual a principal ideia do estoicismo?
- Como a filosofia epicurista caracteriza o homem sábio?

Qual era o pensamento de Epicuro?
A filosofia de Epicuro baseia-se no prazer da amizade. Para ele, o homem deveria desenvolver o talento de adquirir amigos. Dizia ele: “Não podeis ser mais felizes do que quando partilhais vossa felicidade com vossos amigos”.
O que defende o epicurismo?
Epicurismo é uma Escola Filosófica criada por Epicuro de Samos em meados do século IV a.C., no período pós-socrático, que afirma que, para atingir um estado de plena liberdade, tranquilidade e libertação do medo, o indivíduo deve manter-se em busca de prazeres moderados.
O quê Epicuro acreditava?
Epicuro acreditava que a filosofia é o melhor caminho para se chegar à felicidade, que para ele significava se libertar dos desejos. A filosofia é um instrumento para alcançar a felicidade pois através dela o homem vai libertar-se do desejo que o incomoda.
Quais os princípios filosóficos do epicurismo?
O epicurismo é o sistema filosófico que prega a procura dos prazeres moderados para atingir um estado de tranquilidade e de libertação do medo, com a ausência de sofrimento corporal pelo conhecimento do funcionamento do mundo e da limitação dos desejos.
Que é autossuficiência para Epicuro?
Para o epicurismo, isto é ser livre. Aqui está o principio da autossuficiência e, portanto, da felicidade. 6.3 Prazer e justiça Sem prazer, não há felicidade. ... A consciência da dor e do prazer e o que faculta ao homem escolher causar dor ou prazer.
Quem foi Epicuro e quais as principais ideias que ele defendia?
Principais Ideias Epicuro deu origem a filosofia epicurista, baseada no prazer da amizade. Epicuro não acreditava na imortalidade. A vida, dizia ele, era uma tragédia. ... E a melhor espécie de vida era a vida de prazer - não de prazer turbulento, mas de prazer refinado.
O que defendia a ética do epicurismo?
Chamamos de epicurismo o sistema filosófico que prega a necessidade da busca pelos prazeres moderados de forma a atingir um estado de libertação do medo, ausência do sofrimento corporal e tranquilidade, pois quando os desejos são exaltados e exacerbados, podem causar perturbações constantes.
Quais as principais ideias do epicurismo?
O propósito da filosofia para Epicuro era atingir a felicidade, estado caracterizado pela aponia, a ausência de dor (física) e ataraxia ou imperturbabilidade da alma. Ele buscou na natureza as balizas para o seu pensamento: o homem, a exemplo dos animais, busca afastar-se da dor e aproximar-se do prazer.
Qual a principal ideia do estoicismo?
O Estoicismo, baseado numa ética rigorosa de acordo com a leis da natureza, assegurava que o universo era governado por uma razão universal divina (Logos Divino). Dessa forma, para os estoicos, a felicidade era encontrada na dominação do homem ante suas paixões (considerada um vício da alma) em detrimento da razão.
Como a filosofia epicurista caracteriza o homem sábio?
Ao conceber a filosofia como remédio da alma Epicuro entendeu que o sábio é aquele que se comporta indiferente à morte e ao sofrimento e que compreende sua própria natureza e pode gozar de uma vida feliz e prudente. ... Além disso, entendeu que o sábio é aquele que se mantém firme diante da morte e da corrupção moral.