adplus-dvertising

Qual é a função de um inversor de frequência?

Índice

Qual é a função de um inversor de frequência?

Qual é a função de um inversor de frequência?

O inversor de frequência serve para controle de velocidade do motor, ou seja, é um aparelho utilizado em motores elétricos trifásicos para acionamento, variação da frequência e tensão para controle da velocidade de giro e potência consumida.

Qual é o princípio de funcionamento de um inversor de frequência?

Seu principio de funcionamento é baseado no campo magnético girante, que surge quando um sistema de alimentação de corrente alternada é aplicada em polos defasados entre si 120º. Desta forma surge o campo magnético, através deste defasamento.

Quais os blocos básicos de um inversor de frequência?

Programação: Painel que apresenta as informações gerais e também é onde é realizada a programação do inversor. Interface (I/O): Através deste bloco o inversor se comunica com dispositivos externos, como computadores. Controle: Neste bloco são tomadas decisões de acordo com a programações, e sinais internos ou externos.

O que faz o inversor de frequência e como especificar?

O inversor de frequência variável (conhecido como VFD em inglês) é um tipo de controlador que tem a função de acionar um motor elétrico e ao mesmo tempo variar a frequência e a tensão que é fornecida ao motor com o objetivo de controlar a sua velocidade e potência consumida.

Qual é a função de um inversor?

Um inversor ou ondulador, é um dispositivo elétrico ou eletromecânico capaz de converter um sinal elétrico CC (corrente contínua) em um sinal elétrico CA (corrente alternada).

O que faz um inversor de frequência?

O inversor de frequência converte um sinal de tensão elétrica senoidal em um sinal de onda quadrada, através de uma modulação chamada PWM – Pulse Width Modulation (Modulação por Largura de Pulso), esse sinal de entrada é tratado por alguns blocos que compõem esses equipamentos.

Como funciona um inversor de frequência internamente?

O inversor de frequência converte um sinal de tensão elétrica senoidal em um sinal de onda quadrada, através de uma modulação chamada PWM – Pulse Width Modulation (Modulação por Largura de Pulso), esse sinal de entrada é tratado por alguns blocos que compõem esses equipamentos.

Quais as partes de um inversor de frequência?

O inversor de frequência é compostos por duas partes, sendo elas: parte de controle e parte de potência.

Quais os principais parâmetros do inversor de frequência?

Neste vídeo, mostro alguns parâmetros importantes para a utilização do inversor de frequência. Falamos basicamente sobre a parte de controle de rampa de aceleração e de desaceleração do motor, definição da corrente nominal do motor elétrico, frenagem em CC, ajuste de frequência máxima e mínima.

Quais são as vantagens do inversor de frequência?

  • Como foi mencionado anteriormente, são muitas as vantagens do inversor de frequência, sendo que uma de suas principais vantagens é a capacidade de controlar a velocidade dos motores elétricos de forma bem simples.

Quais são os conversores de frequência?

  • Os conversores de frequência também são conhecidos por outros nomes, como conversores de frequência de velocidade ajustável, conversores de frequência variável, conversores de frequência de velocidade variável, inversores de frequência, inversores e conversores de potência. Você sabia?

Qual o último estágio do inversor de frequência?

  • O terceiro e último estágio do inversor de frequência é composto por componentes semicondutores, os famosos transistores, que são capazes de chavear a tensão contínua, ou seja, eles têm a capacidade de ligar e desligar a alimentação do motor elétrico em cada uma das fases, várias vezes por segundo.

Por que o inversor de frequência é uma invenção tecnológica?

  • O Inversor de Frequência é uma grande invenção tecnológica. Mas por que depois do seu surgimento, os motores elétricos nunca mais foram os mesmos? Neste artigo você vai ver o que é, sua função e funcionamento, e vai conhecer quais os tipos de inversores existentes no mercado.

Postagens relacionadas: