Em qual área econômica no Brasil e no mundo ainda ocorre o trabalho infantil?
Índice
- Em qual área econômica no Brasil e no mundo ainda ocorre o trabalho infantil?
- Quando começou o trabalho infantil no Brasil?
- Qual a principal causa do Trabalho Infantil no mundo?
- Quais são os índices de trabalho infantil em países subdesenvolvidos?
- Quais as consequências da exploração do Trabalho Infantil?

Em qual área econômica no Brasil e no mundo ainda ocorre o trabalho infantil?
As regiões Nordeste e Sudeste registram as maiores taxas de ocupação, respectivamente 33% e 28,8% dos 2,4 milhões de meninas e meninos trabalhando. Nessas regiões, em termos absolutos, os estados de São Paulo (314 mil), Minas Gerais (298 mil), Bahia (252 mil) e Maranhão (147 mil) ocupam os primeiros lugares no ranking.
Quando começou o trabalho infantil no Brasil?
- Desde 1988, ano em que foi promulgada a Constituição, que proíbe trabalho infantil, o Brasil aumentou com bastante força as ações de combate a esse tipo de exploração. Órgãos, leis e estatutos foram criados para proteger as crianças, buscando mantê-las nas escolas e fora do mercado de trabalho.
Qual a principal causa do Trabalho Infantil no mundo?
- Isso ainda ocorre porque a principal causa para o trabalho infantil no mundo continua sendo a miséria e a desigualdade social, aliadas a um sistema educacional precário, que não permite o desenvolvimento social da população de baixa renda.
Quais são os índices de trabalho infantil em países subdesenvolvidos?
- Os índices de trabalho infantil são mais preocupantes em países subdesenvolvidos, principalmente na África Subsaariana, em alguns países da Ásia e na América.
Quais as consequências da exploração do Trabalho Infantil?
- A exploração do trabalho infantil traz uma série de consequências para as crianças que se encontram nesse tipo de situação. Além dos aspectos psicológicos e educacionais, os menores também são impactados em seu próprio desenvolvimento físico.