adplus-dvertising

Em qual tipo de empreendimento o EIA-rima deve ser aplicado Qual o objetivo deste estudo?

Índice

Em qual tipo de empreendimento o EIA-rima deve ser aplicado Qual o objetivo deste estudo?

Em qual tipo de empreendimento o EIA-rima deve ser aplicado Qual o objetivo deste estudo?

Atualmente, ele é obrigatório para empresas de médio a grande porte que possam causar degradação ambiental através da construção e/ou produção. Essa necessidade está vinculada à segurança jurídica da empresa, dado que ele serve como um documento avaliativo do empreendimento nas fases do Licenciamento Ambiental.

Que tipos de empreendimentos necessitam de um EIA Rima?

As atividades que exigem o EIA/RIMA são:

  • Estradas de rodagem com duas ou mais faixas de rolamento;
  • Aeroportos e Ferrovias;
  • Portos e terminais de minério, petróleo e produtos químicos;
  • Extração de combustível fóssil (petróleo, xisto, carvão);

É exigido no licenciamento de obra ou atividade potencialmente causadora de significativo impacto ambiental?

é a única modalidade de avaliação de impacto ambiental admitida pelo ordenamento jurídico brasileiro. é exigido no licenciamento de obra ou atividade potencialmente causadora de significativo impacto ambiental. é exigido apenas no licenciamento de usinas geradoras de energia.

Quem elabora o estudo de impacto ambiental?

O Estudo de Impacto Ambiental pode ser elaborado pelos próprios profissionais das empresas obrigadas à elaboração do EIA, ou ainda, por empresa especializada em consultoria técnica ambiental contratada para fazê-lo. Em ambos os casos, deve ser realizado por um grupo de profissionais qualificados para tanto.

Qual o conteúdo mínimo a ser avaliado para a realização de um estudo de impacto ambiental?

Conteúdo mínimo do EIA RIMA Diagnóstico ambiental da área de influência do projeto – consiste no levantamento e análise dos recursos ambientais e suas interações na área de influência do projeto, considerando o meio físico, biológico e sócio-econômico. ... Contudo, já deverá estar programado desde a elaboração do EIA.

Qual das opções de empreendimentos abaixo não necessita obrigatoriamente de realizar o EIA-rima?

Obra de impacto ambiental não precisa necessariamente de EIA/Rima.

Em que casos há necessidade de se realizar EIA-rima?

A elaboração de estudo de Avaliação de Impacto Ambiental (AIA), por meio de um EIA/RIMAa ser aprovado pela Comissão Estadual de Controle Ambiental pertinente — é obrigatória apenas para atividades que possuam potencial poluidor considerado alto pelos órgãos e legislação competentes.

O que pode ser objeto da avaliação de impacto ambiental?

A avaliação de impacto ambiental pode ser definida por uma série de procedimento legais, institucionais e técnico-científicos, com o objetivo caracterizar e identificar impactos potenciais na instalação futura de um empreendimento, ou seja, prever a magnitude e a importância desses impactos.

O que é EIA-rima em qual etapa do licenciamento ambiental estão integrados?

No caso de uma obra de significativo impacto ambiental, na fase da licença prévia o responsável deve providenciar o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA). O documento técnico-científico traz um diagnóstico ambiental, analisa impactos e suas medidas compensatórias.

Qual a diferença entre EIA e rima?

  • Qual a diferença entre EIA/RIMA? O EIA é responsável pela coleta de material, análise do mesmo, bibliografia que respalda o estudo e pelo estudo que prevê as possíveis e prováveis consequências ambientais que podem ser causadas com a obra no local em questão.

Qual a diferença entre a EIA e ORIMA?

  • As informações contidas no RIMA, podem ser traduzidas de maneira simples com uma linguagem mais coloquial e ilustradas com mapas, gráficos, slides, cartas e demais indicativos que simplifiquem a linguagem técnica. Qual a diferença entre EIA/RIMA?

Quais são as atividades desenvolvidas pelo EIA?

  • Atividades técnicas desenvolvidas pelo EIA Diagnóstico ambiental da área sofrerá efeito e influência da obra, onde deve conter a descrição e análise dos recursos ambientais e como vão interagir. Esse diagnóstico considera o meio físico, como subsolo, ar, clima e águas.

Qual a repercussão do empreendimento sobre o meio?

  • Leva-se em conta a repercussão do empreendimento sobre o meio; Medidas que visam minimizar os impactos adversos, especificando sua natureza, época em que deverão ser adotadas, prazo de duração, fator ambiental específico a que se destina e responsabilidade pela sua implantação.

Postagens relacionadas: