Quem construiu o panteão romano?

Quem construiu o panteão romano?
Marco Vipsânio Agripa Panteão (em latim: Pantheon) é um edifício em Roma, Itália, encomendado por Marco Vipsânio Agripa durante o reinado do imperador Augusto (r. 27 a.C.–14 d.C.) e reconstruído por Adriano (r. 117–138) por volta de 126.
Como era o Panteão?
O Panteão tem 2 mil anos de história. Foi erguido como um templo em honra a todos os deuses – como o próprio nome diz, em Grego: Pan significa “todos” e Theion significa “deuses”. Ele foi construído por Marco Agripa entre 27a. C a 25a. C e uma das coisas que chama a atenção é a escrita em bronze: “M.
Qual o nome do panteão?
- Agripa completou a construção do edifício chamado de Panteão. Ele traz seu nome, talvez por que ele tenha recebido entre as imagens que o decoravam as estátuas de muitos deuses, incluindo Marte e Vênus; mas minha opinião sobre o nome é que, por causa de seu teto abobadado, ele lembra os céus. — Dião Cássio, História Romana 53.27.2.
Quando foi inaugurado o Panteão Nacional?
- Concluído em 1790, sob a gerência de Rondelet, o edifício foi laicizado pelos movimentos revolucionários burgueses, transformando-o em Panteão nacional.
Quem é o Panteão da Igreja Católica?
- Localizado na Piazza della Rotonda, o Panteão tem sido utilizado como uma igreja, dedicada à " Santa Maria e os Mártires " chamada oficialmente de Santa Maria dei Martiri (em latim: Sancta Maria ad Martyres) e informalmente de Santa Maria Rotonda desde o século VII. É uma basílica menor da Igreja Católica e foi uma diaconia até 1929.
Será que o Panteão é a maior igreja do mundo?
- Talvez graças à sua reorientação como uma igreja, o Panteão é um dos monumentos mais bem preservados da Roma antiga. Sua célebre cúpula continua a ser a maior do mundo a ser construída a partir de concreto não reforçado e, apesar da adição de altares cristãos e afrescos, seu projeto permanece, em grande parte, o mesmo que sob o governo de Adriano.