Quando o protesto pode ser realizado?
Índice
- Quando o protesto pode ser realizado?
- Em qual situação o protesto deve ser feito quando Título de crédito ainda não venceu?
- Quais requisitos esses documentos devem possuir para permitir se o protesto?
- Quais os documentos que podem ser protestados?
- Em qual situação o protesto deve ser feito quando o título de crédito ainda não venceu para suprir o aceite não dado pelo devedor?
- O que acontece quando a pessoa não paga um protesto?
- Qual o prazo de prescrição de duplicata?
- Qual a importância de um título de crédito para protestá-lo?
- Quais são os títulos de crédito?
- Qual a finalidade do protesto?
- Por que o protesto por falta de pagamento deve ser feito?

Quando o protesto pode ser realizado?
Basicamente o prazo de prescrição do direito de cobrança é de 6 meses e o prazo legal para o protesto é de 30 (trinta dias) quando emitido no lugar onde deverá ocorrer o pagamento ou de 60 (sessenta) dias, quando emitido no exterior ou em qualquer outro lugar do País, neste caso o protesto deve ser feito no lugar de ...
Em qual situação o protesto deve ser feito quando Título de crédito ainda não venceu?
No entanto, muito se discute quanto aos prazos do protesto, pois ora a lei fala em dois dias ora fala que o protesto deve ser feito no primeiro dia útil ao do inadimplemento. É bom frisar que esse prazo deve ser rigorosamente cumprindo sob pena de perda do direito de regresso contra endossantes ou avalista.
Quais requisitos esses documentos devem possuir para permitir se o protesto?
Como protestar um título no Cartório de Protestos?
- Nome completo, telefone e endereço do credor;
- Nome completo e endereço do devedor;
- Espécie do título: nota promissória, cheque, duplicata mercantil, duplicata de serviço, letra de câmbio ou contratos em geral;
- Número do título;
- Valor do título.
Quais os documentos que podem ser protestados?
Você pode protestar qualquer título ou documento de dívida por falta de pagamento, tais como:
- letras de câmbio;
- notas promissórias;
- duplicatas;
- cheques;
- contratos de locação;
- confissões de dívida;
- contratos de honorários;
- contratos de compra e venda de bens imóveis ou móveis, inclusive veículos.
Em qual situação o protesto deve ser feito quando o título de crédito ainda não venceu para suprir o aceite não dado pelo devedor?
Resposta: O protesto por falta de aceite deve ser realizado antes do vencimento do título de crédito e apenas será indispensável na duplicata e na letra de câmbio sem aceite.
O que acontece quando a pessoa não paga um protesto?
Como explicamos acima, se o inadimplente não conseguir fazer o pagamento da dívida protestada, ele fica impossibilitado de ter alguns créditos, regularizar e financiar imóveis e até se inscrever em concursos públicos.
Qual o prazo de prescrição de duplicata?
Prazo para cobrar duplicatas prescritas é de 5 anos. As ações monitórias para cobrança de duplicatas prescritas, sem valor executivo, podem ser ajuizadas no prazo de até cinco anos, a contar da data de vencimento.
Qual a importância de um título de crédito para protestá-lo?
- Questão de proeminente importância que define o prazo que possui o portador de um título de crédito para protestá-lo no caso de falta de aceite ou por falta de pagamento. Crie sua conta gratuita no DN para salvar este material em seus favoritos.
Quais são os títulos de crédito?
- O art. 1º da Lei 9.492/97 estabelece que possam ser protestados títulos e outros documentos de dívida. Os títulos de crédito são os títulos executivos extrajudiciais, tais como Cheques, Notas Promissórias , Duplicatas Mercantis e de Prestação de Serviço , Letras de Câmbio , Cédulas de Crédito Bancário .
Qual a finalidade do protesto?
- 2. Qual a finalidade do protesto? Destina-se, basicamente, a cumprir duas funções: a de provar publicamente o atraso do devedor e a de resguardar o direito de crédito. 3. Que títulos podem ser protestados? O art. 1º da Lei 9.492/97 estabelece que possam ser protestados títulos e outros documentos de dívida.
Por que o protesto por falta de pagamento deve ser feito?
- Com efeito, o art. 44 do Decreto n. 57.663 de 24 de janeiro de 1966, que promulga as Convenções para adoção de uma Lei Uniforme em matéria de letras de câmbio e notas promissórias, reza que o protesto por falta de pagamento deve ser feito num dos dois dias úteis seguintes àqueles em que a letra (ou nota promissória) é pagável.