Em que osso está localizado o meato acústico externo?
Índice
- Em que osso está localizado o meato acústico externo?
- Em qual osso se encontra o processo estilóide?
- Onde está localizado o osso temporal?
- Em qual parte do osso temporal se encontra a impressão trigeminal?
- Onde se localiza o osso vômer?
- Qual o osso em que vemos aplicado o pavilhão auditivo?
- Qual a origem do osso temporal?
- Qual o osso mais complexo do crânio?
- Quais são os ossos temporais?
- Qual a região mais fraca do crânio?
- Quem é o osso occipital?

Em que osso está localizado o meato acústico externo?
O osso temporal é composto por várias partes: a parte escamosa, o processo (apófise) zigomático, a parte petromastóidea, a parte timpânica, o processo (apófise) estilóide.
Em qual osso se encontra o processo estilóide?
Processo estiloide é projeção óssea fina que se estende a partir da superfície inferior do osso temporal, medial e anteriormente ao forame estilomastóideo.
Onde está localizado o osso temporal?
O osso temporal localiza-se nas laterais e na base do crânio.
Em qual parte do osso temporal se encontra a impressão trigeminal?
Anatomia de superfície O gânglio trigeminal projeta-se sobre a margem superior do osso zigomático, no nível da parte anterior da fossa mandibular do osso temporal. A distância existente entre o gânglio e a face lateral da parede do crânio é de cerca de 4 mm.
Onde se localiza o osso vômer?
O Vômer ou vómer é um osso central do crânio dos cordados que forma a cavidade nasal e. É maior, proporcionalmente ao corpo, em animais com bom olfato.
Qual o osso em que vemos aplicado o pavilhão auditivo?
Orelha média ou cavidade timpânica: é uma cavidade estreita em forma de fenda localizada na parte petrosa do osso temporal. É constituída pela membrana do tímpano e a cadeia de ossículos (martelo, bigorna e estribo).
Qual a origem do osso temporal?
É delgada e em formato de concha, sendo constituída por uma lâmina óssea vertical que apresenta uma face medial cerebral e outra lateral temporal. Na sua parte ântero-inferior tem origem a apófise zigomática, que juntamente com o osso zigomático dará origem ao arco zigomático (local de inserção do músculo masseter).
Qual o osso mais complexo do crânio?
- O osso etmoide forma a superfície do assoalho do crânio, o arcabouço do nariz e as duas órbitas e articula-se com quinze ossos: frontal, esfenoide, nasais, maxilas, lacrimais, palatinos, conchas nasais inferiores e vômer. Osso esfenoide – osso ímpar é considerado um dos ossos mais complexos do crânio.
Quais são os ossos temporais?
- Os ossos temporais são um par de ossos simétricos e bilaterais que constituem uma grande porção da parede lateral e da base do crânio. Eles são ossos altamente irregulares com anexos musculares extensos e articulações com os ossos circundantes. Há um número de aberturas e canais no osso temporal através dos quais as estruturas entram e saem da ...
Qual a região mais fraca do crânio?
- Há uma região no aspecto lateral do crânio, onde convergem os ossos temporal, parietal, esfenoidal e frontal. Esse ponto é chamado ptérion, é uma das áreas mais fracas do crânio e é, portanto, muito suscetível a fraturas.
Quem é o osso occipital?
- Osso occipital – osso ímpar, é um osso foliado e trapezoide e está localizado na parte posterior e inferior do crânio, articulando-se com a primeira vértebra cervical (atlas), além de ligar-se com seis ossos da cabeça – os dois parietais, dois temporais e o esfenoide.