adplus-dvertising

Em qual parte do texto é usado o pretérito?

Índice

Em qual parte do texto é usado o pretérito?

Em qual parte do texto é usado o pretérito?

O pretérito perfeito composto é usado para mostrar uma ação repetida que aconteceu no passado e se estende até o presente. Ele é constituído pelo verbo auxiliar "ter" conjugado no presente do indicativo e um verbo principal no particípio (-ado, -edo, -ido): Exemplo: Eu tenho andado feliz esse mês.

Como estudar as diferenças entre os pretéritos?

  • Para estudar as diferenças entre os pretéritos, as duas educadoras trabalham de forma semelhante. Apresentam vários gêneros - pode ser conto, crônica e até letra de música -, a garotada identifica as características de cada um deles, reconhece os tempos verbais utilizados e faz uma reflexão sobre o seu uso.

Qual o pretérito perfeito?

  • Por sua vez, o pretérito perfeito indica ações acabadas que ocorreram em determinado tempo passado. Já o pretérito mais-que-perfeito é um tempo verbal pouco utilizado na linguagem coloquial e que indica uma ação que ocorreu antes de outra ação no passado.

Qual o pretérito perfeito do enredo?

  • Já os verbos no pretérito perfeito apresentam uma ação acabada, que está diretamente relacionada à progressão do enredo no tempo. Por exemplo: "Um dia chegou o príncipe". "É comum a garotada usar o pretérito imperfeito só no início, por exemplo, com o 'era uma vez', e depois empregar apenas o pretérito perfeito", comenta Suely.

Quais são os verbos conjugados no pretérito imperfeito?

  • Em geral, os verbos conjugados no pretérito imperfeito são utilizados em narrativas como pano de fundo ou cenário, como na frase "O Lobo Mau estava à espreita em uma floresta escura e sombria".

Postagens relacionadas: