adplus-dvertising

O que é pulsão de morte segundo Freud?

Índice

O que é pulsão de morte segundo Freud?

O que é pulsão de morte segundo Freud?

A pulsão de morte era entendida por Freud (1920/1996b) como uma tendência que levaria à eliminação da estimulação do organismo. Assim, o trabalho dessa pulsão teria como objetivo a descarga, a falta do novo, a falta de vida, ou seja, a morte.

Quais são as pulsões Freud?

Pulsões sexuais e pulsões de autoconservação Para Freud, não existe a pulsão, mas sim as pulsões, que ele reúne em dois grupos: as pulsões de autoconservação (ou pulsões do eu) e as pulsões sexuais.

O que é a pulsão de morte?

Pulsão de morte (em alemão: Todestrieb), também conhecida como Tânato, é um termo introduzido pelo psicanalista austríaco Sigmund Freud em 1920. ... Este conceito foi traduzido como "oposição entre os instintos do ego ou da morte e os instintos sexuais ou de vida".

Por que o princípio do prazer estaria a serviço da pulsão de morte?

Segundo Freud, a pulsão de morte se remeteria a um campo que se dirige para além do princípio do prazer, ou seja, não corresponderia à tendência do aparelho psíquico em abaixar seu nível de desprazer interno, de tal forma que sua presença poderia ser observada clinicamente através da compulsão à repetição do ...

Como se caracteriza a pulsão?

Na psicanálise, a pulsão é a energia psíquica profunda que direcciona a acção até um fim, descarregando-se ao consegui-lo. O conceito refere-se a algo dinâmico que é influenciado pela experiência do sujeito. A pulsão, por sua vez, não tem qualquer objecto pré-determinado. ...

Quais são os elementos da pulsão?

A elaboração do conceito de pulsão realiza-se por meio de seus quatro elementos: a fonte, quelle; a pressão, drang; a finalidade, ziel e o objeto, objekt.

Quais são as pulsões?

Hull diferenciava dois tipos de pulsões: As primárias, oriundas das necessidades biológicas (fome, cansaço etc.), e as secundárias, aprendidas, como o medo.

Quais os tipos de pulsão?

Um deles é chamado de pulsão sexual ou erótica e o outro de pulsão agressiva ou destrutiva. Assim, temos então duas espécies de energia psíquica. A energia que está ligada a pulsão sexual, tem o nome de libido e a que está ligada a pulsão agressiva leva o nome de energia agressiva.

O que é pulsão de vida e de morte?

A pulsão de vida e a pulsão de morte designam movimentam naturais para o limiar da existência. Enquanto a outra se inclina à preservação, a outra faz o caminho oposto, de modo a erradicar uma existência. A todo o momento cada uma dá sinais de assumir o controle, desde ações mais simples ou eventos determinantes.

Qual seria um dos principais sintomas associados a pulsão de morte?

Na atualidade, sintomas emergem trazendo em seu bojo as marcas inconfundíveis da pulsão de morte. Dentre tais sintomas, destaca-se nessa pesquisa a anorexia e a bulimia.

Qual a diferença entre a pulsão de vida e a morte?

  • Já a pulsão de morte, além de ser caracterizada pela agressividade traz a marca da compulsão à repetição, do movimento de retorno à inércia pela morte também. Embora pareçam concepções opostas, a pulsão de vida e a pulsão de morte estão conectadas, fundidas e onde há pulsão de vida, encontramos, também, a pulsão de morte.

Por que o conceito das pulsões não é fruto de um estudo psíquico?

  • Em primeiro lugar, é necessário destacar que o conceito das pulsões desenvolvido por Sigmund Freud não é fruto de um trabalho de observação do comportamento humano. Em vez disso, é resultado da organização de um modelo explicativo de processos psíquicos, um modelo de contato entre o psíquico e a realidade.

Quais são as origens da pulsão?

  • As glândulas e órgãos do corpo estão diretamente envolvidos nas origens da pulsão. Por outro lado, a pulsão vai exigir uma reação do aparelho psíquico, uma resposta ao seu desejo de ser saciada. Além do mais, apesar de ser exterior, a pulsão tem seus representantes no aparelho psíquico.

Qual o mecanismo da repetição da pulsão?

  • Uma leitura atenta de Para lá do Princípio de Prazer de Freud sugere que o mecanismo da repetição cega, a oposição a toda a mudança e uma vontade niilista em afirmar o seu próprio poder excessivo caracterizam todas as pulsões.

Postagens relacionadas: