adplus-dvertising

Qual é a ordem correta dos estágios do ciclo celular?

Índice

Qual é a ordem correta dos estágios do ciclo celular?

Qual é a ordem correta dos estágios do ciclo celular?

O ciclo celular é o conjunto de processos que ocorrem na célula após seu surgimento até a sua divisão, a qual dará origem a duas células. O ciclo celular é constituído por duas fases, a interfase e a mitose. ... A mitose é dividida em cinco etapas: prófase, prometáfase, metáfase, anáfase e telófase.

Onde ocorre a interfase?

A interfase (do latim inter, que significa no "meio") ocorre antes da divisão celular e, por isso, é o espaço de tempo em que a célula não está se dividindo. Trata-se do maior estágio no ciclo celular, que é formado pelo surgimento da célula, preparação para a divisão e a divisão.

O que acontece em cada fase do ciclo celular?

O ciclo celular é formado por duas fases: interfase e mitose. A interfase corresponde à maior parte do ciclo, sendo um momento de grande atividade metabólica e também de crescimento celular. A mitose, por sua vez, é mais curta e é quando se observa a divisão da célula em duas células-filhas.

Qual a sequência natural da interfase do ciclo celular caracterize cada uma delas?

A interfase é composta da fase G1 (crescimento da célula), seguida pela fase S (síntese de DNA), seguida pela fase G2 (crescimento da célula). Ao final da interfase, vem a fase mitótica, que é composta de mitose e citocinese e leva à formação de duas células-filhas.

O que é a mitose e meiose?

A mitose e a meiose são processos de divisão celular. A diferença entre mitose e meiose está no fato de que, apesar de serem processos de divisão celular, elas geram um número diferente de células-filhas, as quais também possuem uma quantidade distinta de cromossomos.

O que ocorre no período de interfase?

A interfase é o período entre duas divisões celulares, ou seja, é o período em que a célula não está se dividindo. É nesse período que o DNA cromossômico está ativo e a célula está em produção constante de proteínas, além de estar se preparando para a próxima divisão celular.

Qual a divisão celular de uma célula?

  • 09) (Unifeso/2016) A figura a seguir mostra, de modo esquematizado, uma célula num determinado momento da divisão celular. A) vegetal em início de anáfase I de meiose. B) vegetal em início de anáfase II de meiose. C) animal em início de anáfase I de meiose. E) animal em início de metáfase I de meiose.

Como ocorre o ciclo celular de uma célula animal?

  • (UNIVAG) A figura ilustra o ciclo celular de uma célula animal. Com relação às etapas numeradas de 1 a 5, pode-se afirmar que: a) em 3, ocorre a redução da ploidia celular. b) em 4, a carioteca se reorganiza. c) em 2, ocorre o pareamento de cromossomos homólogos. d) em 5, a célula está em baixa atividade metabólica.

Qual a alternativa correta para a divisão celular?

  • Considerando as etapas da divisão celular e a interfase, assinale a alternativa correta. a) A divisão celular compreende dois processos: a cariocinese, que é a divisão do material genético celular, e a cariorrexe, que é a divisão do conteúdo celular.

Qual a fase da divisão celular de um aluno?

  • 11. (MACKENZIE) Durante a aula de biologia de uma escola, certo professor esquematizou na lousa (desenho abaixo) uma das fases pertencentes a um específico tipo de divisão celular, tema que os alunos estavam estudando naquele momento.

Postagens relacionadas: