adplus-dvertising

Em qual obra Platão discute sobre o amor?

Índice

Em qual obra Platão discute sobre o amor?

Em qual obra Platão discute sobre o amor?

No Banquete, Platão reúne grande variedade de recursos e estilos literários revelando as diversas faces e falas do amor. A concepção platônica do amor no Banquete começa com a moderação dos discursos sóbrios para encerrar na selvageria do amor/paixão de Alcebíades.

Qual o nome da obra escrita por Platão que é um texto famoso que fala sobre o amor?

Fedro (no original em grego, Φαῖδρος – Faidros) é o nome de um texto filosófico escrito por Platão, por volta de 385-370 a.C. O nome da obra é o mesmo de um dos personagens principais do diálogo, que ao lado de Sócrates, discute o amor como uma metáfora para a discussão sobre o uso adequado de retórica.

O que é o amor para pausanias?

O amor em Pausânias é duplo por nature- za, cindido, não pode ser uno, num contínuo, sempre o mesmo; ele é duplica- do, dividido, assimétrico, por natureza.

O que é o amor incondicional?

Amor incondicional significa amor pleno, completo, absoluto, que não impõe condições ou limites para se amar. Quem ama de forma incondicional não espera nada em troca. O amor está em primeiro lugar. O amor incondicional é generoso, altruísta e infinito.

O que é algo platônico?

Significado de Platônico Popularmente, o termo platônico passou a ser utilizado com o significado de algo ideal ou casto, sem interesses materiais. Por exemplo, um amor platônico é aquele que fica apenas pelo plano espiritual, sem contato carnal ou sexual.

Como Platão traz a ideia de Eros para pensar o amor?

Por ela, Platão argumenta que o eros é inicialmente sentido por uma pessoa, mas, com a contemplação, pode se tornar uma apreciação da beleza dentro dessa pessoa, ou mesmo uma apreciação da própria beleza no sentido ideal. Como Platão expressa, o eros pode ajudar a alma a "lembrar" a beleza em sua forma pura.

O que é o amor para Sócrates?

Para desconcerto geral, Sócrates define o amor como sendo a busca da beleza e do bem. E sendo assim, ele mesmo não pode ser belo nem bom. Quem ama, deseja algo que não tem. ... Logo, o amor é o desejo do belo e do bom.

Qual o tema do diálogo presente no livro de Platão chamado o banquete?

O banquete (também conhecido como Simpósio, no grego Sympósion) é um diálogo fundamental na obra de Platão que traz como tema principal o amor e a amizade. Supõe-se que o trabalho tenha sido escrito entre os anos 385 a.C. e 380 a.C.

O que é o amor para Eriximaco?

Um portanto é o amor no que é sadio, e outro no que é mórbido. Para Erixímaco, portanto, a arte do amor é a arte do equilíbrio e da manutenção saudável das forças do bem e do mau.

Quais são as principais obras de Platão?

  • Uma das mais comentadas passagens dessa obra está localizada no livro VII, no qual Platão apresenta o famoso Mito da Caverna. É uma história alegórica para explicar a superioridade do conhecimento advindo do Mundo das Ideias e do raciocínio intelectual. Gostou do nosso artigo sobre as principais obras de Platão?

Quais são os diálogos de Platão?

  • A maior parte dos escritos de Platão é composta pelos diálogos socráticos, em que Sócrates, é a figura central. Os diálogos se baseiam em um tema, mas podem se desdobrar em outros assuntos, à medida que o raciocínio flui.

Por que Platão foi discípulo de Sócrates?

  • Como foi dito, Platão foi discípulo de Sócrates e a relação entre eles era tão estrita que na maior parte dos textos de Platão há simulações de diálogos com Sócrates. Sócrates não deixou escritos, mas sabe-se de sua filosofia por meio de Platão, quem deu continuidade a seu pensamento.

Como é o livro de amor?

  • Longe de ser o típico livro de amor, cada linha dos poemas trata o amor de forma natural e até divertida. Este é um livro pronto para quem quer fugir da convenção que o sentimento pode ter quando representado de forma artística.

Postagens relacionadas: