Em que fase ocorre a separação das cromátides irmãs?
Índice
- Em que fase ocorre a separação das cromátides irmãs?
- O que ocorre em cada fase da mitose?
- O que ocorre na telófase 1 da meiose?
- Onde ocorre a divisão do centrômero?
- Quais os objetivos da meiose e suas fases?
- Qual é a fase mais longa da meiose?
- Como ocorre a condensação dos cromossomos?
- Quais são as fases da mitose?
- Qual a diferença entre os cromossomos homólogos e irmãs?
- Qual a fase da duplicação do DNA?
Em que fase ocorre a separação das cromátides irmãs?
Anáfase. As cromátides irmãs se separam uma da outra e são puxadas em direção aos pólos opostos da célula.
O que ocorre em cada fase da mitose?
Antes do início da mitose, a célula é encontrada em um período chamado de interfase. Durante essa etapa, a célula tem seu DNA duplicado e ocorre a produção de proteínas. Após a interfase, inicia-se a divisão celular. Didaticamente, costuma-se dividir a mitose em quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase.
O que ocorre na telófase 1 da meiose?
Telófase I – na etapa final da meiose I acontece uma série de eventos: os cromossomos se descondensam; a carioteca e o nucléolo reaparecem, o citoplasma se divide por meio de um processo chamado de citocinese. Por fim, são geradas novas células haploides.
Onde ocorre a divisão do centrômero?
As cromátides irmãs são divididas em duas no centrômero durante a anáfase. Eles se dividem em cromossomos filhas individuais, e cada um deles ainda está ligado ao fuso mitótico no cinocócoro.
Quais os objetivos da meiose e suas fases?
O processo de divisão celular da meiose acontece em três etapas: Interfase: duplicação do material genético; Meiose I (etapa reducional): redução ao meio no número de cromossomos; Meiose II (etapa equacional): o número de cromossomos das células que se dividem seguem iguais nas células que se formam.
Qual é a fase mais longa da meiose?
É dividido em duas etapas, com características bem distintas - a Meiose I (reducional) e a Meiose II (equacional), que é semelhante a uma Mitose. A Meiose I é a etapa mais longa e mais complexa.
Como ocorre a condensação dos cromossomos?
- Na prófase inicia-se a condensação dos cromossomos. Essa condensação é mediada pela ação de uma proteína chamada condensina, que os tornam cada vez mais curtos e grossos. À medida que se condensa, o DNA pausa a síntese das moléculas de RNA. Os filamentos, duplicados, estão unidos no centrômero, e cada filamento recebe o nome de cromátide.
Quais são as fases da mitose?
- Fases da mitose. Prófase. Na prófase inicia-se a condensação dos cromossomos. Essa condensação é mediada pela ação de uma proteína chamada condensina, que os tornam cada vez mais curtos e grossos. À medida que se condensa, o DNA pausa a síntese das moléculas de RNA.
Qual a diferença entre os cromossomos homólogos e irmãs?
- Se houver algum erro na separação dos cromossomos homólogos ou das cromátides irmãs, erros chamados de não-disjunção, a célula formada, se participar do processo de fecundação, pode originar um embrião com um tipo de aberração cromossômica, como é o caso da Síndrome de Down. Fundamentos da Genética / D. Peter Snustad, Michael J. Simmons.
Qual a fase da duplicação do DNA?
- Pode ser dividida em três fases: G1: antecede a duplicação do DNA. A célula cresce e realiza suas atividades normalmente, sintetizando RNA com instruções para a produção de proteínas, inclusive àquelas responsáveis pela sinalização do início da divisão celular.