O que a sífilis pode causar no homem?
Índice
- O que a sífilis pode causar no homem?
- Quais os órgãos que a sífilis afeta?
- Quais são as três fases da sífilis?
- Como classificar a sífilis?
- O que a sífilis afeta?
- Quantos e quais são os estágios da sífilis Quais os sintomas?
- Como saber o estágio da sífilis?
- Quais são os estágios da sífilis?
- Qual a causa da sífilis?
- Qual a lesão típica da sífilis secundária?
- Qual a faixa etária da sífilis?
O que a sífilis pode causar no homem?
Costuma apresentar sinais e sintomas, principalmente lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares e neurológicas, podendo levar à morte.
Quais os órgãos que a sífilis afeta?
Se não for tratada precocemente, pode comprometer vários órgãos como olhos, pele, ossos, coração, cérebro e sistema nervoso. O período de incubação, em média, é de três semanas, mas pode variar de dez a 90 dias. A enfermidade se manifesta em três estágios diferentes: sífilis primária, secundária e terciária.
Quais são as três fases da sífilis?
A sífilis adquirida recente (com menos de 1 ano de evolução), com tres fases: primária (Também chamada de crânco duro), secundaria e latente recente. Sífilis adquirida tardia (com mais de 1 ano de evolução), com duas fases: latente tardia e terciária.
Como classificar a sífilis?
A sífilis ocorre em 3 estágios (ver tabela Classificação da sífilis): Primária....Sífilis latente
- Sintomas inequívocos de sífilis primária ou secundária.
- Parceiro sexual com sífilis primária, secundária ou latente precoce documentada.
- Nenhuma exposição possível, exceto durante os 12 meses anteriores.
O que a sífilis afeta?
Se não for tratada, a sífilis pode persistir sem sintomas durante muitos anos e pode causar danos à aorta (a maior artéria do corpo) ou cérebro, possivelmente levando à morte. Neurossífilis (que afeta o cérebro e a medula espinhal) pode se desenvolver em qualquer estágio da sífilis.
Quantos e quais são os estágios da sífilis Quais os sintomas?
Latente – Fase assintomática
- Não aparecem sinais ou sintomas.
- É dividida em sífilis latente recente (menos de dois anos de infecção) e sífilis latente tardia (mais de dois anos de infecção)
- A duração é variável, podendo ser interrompida pelo surgimento de sinais e sintomas da forma secundária ou terciária.
Como saber o estágio da sífilis?
Os primeiros sintomas são feridas indolores no pênis, no ânus ou na vulva que, se não forem tratadas, desaparecem espontaneamente e retornam depois de semanas, meses ou anos nas suas formas secundária ou terciária, que são mais graves.
Quais são os estágios da sífilis?
- Os quatro estágios da sífilis são: Durante o estágio primário, uma ferida (cancro) que geralmente é indolor se desenvolve no local onde a bactéria entrou no corpo. Isso geralmente ocorre dentro de 3 semanas de exposição, mas pode variar de 10 a 90 dias.
Qual a causa da sífilis?
- A sífilis é uma infecção comum e perigosa que se espalha de pessoa para pessoa através do contato sexual. É uma infecção que é transmitida por contato direto com uma ferida sifilítica através da pele e membranas mucosas, como a vagina, ânus, reto, lábios e boca, mais comumente durante a atividade sexual oral, anal ou vaginal.
Qual a lesão típica da sífilis secundária?
- Uma outra lesão típica da sífilis secundária é o chamado condiloma lata, uma lesão úmida, com aspecto de uma grande verruga, que surge geralmente próximo do local onde existiu a lesão do cancro duro na fase primária. Imagens de sífilis secundária.
Qual a faixa etária da sífilis?
- Considerada uma infecção sexualmente transmissível (IST), a sífilis atinge 12 milhões de pessoas em todo o mundo e continua a ser um desafio para as autoridades sanitárias. No Brasil, a enfermidade avança entre as mulheres, especialmente as negras e jovens na faixa etária de 20 a 29 anos.