adplus-dvertising

Que órgão é responsável pela produção de insulina e glucagon?

Índice

Que órgão é responsável pela produção de insulina e glucagon?

Que órgão é responsável pela produção de insulina e glucagon?

O pâncreas é uma glândula mista, uma vez que possui duas funções extremamente importantes para o organismo. Uma porção exócrina sintetiza o suco pancreático e outra porção endócrina sintetiza a insulina e o glucagon, que atuam de forma antagônica.

Como o glucagon e liberado?

Baixas concentrações de glicose no sangue provocam a liberação do hormônio glucagon, o qual acelera a liberação da glicose a partir do glicogênio no fígado (glicogenólise) e altera o metabolismo dos combustíveis tanto no fígado, quanto nos músculos.

Qual é o órgão responsável pela produção de insulina?

O pâncreas é um órgão responsável pela produção de hormônios importantes, que atuam no metabolismo dos carboidratos ou açúcares: o glucagon e a insulina.

Qual a ação da insulina e do glucagon?

  • A ação da insulina e do glucagon ocorre com o intuito de manter a homeostase da glicose na corrente sanguínea, no entanto, eles possuem ação antagônica. A insulina atua estimulando a utilização da glicose e o seu armazenamento no fígado e músculos (síntese do glicogênio).

Quais são as células responsáveis pela produção da insulina?

  • Dentre elas destaca-se as células alfa, que são responsáveis pela produção do glucagon, e as células beta, que produzem a insulina. O efeito mais importante da insulina é o de promover o transporte de glicose para o interior das células, principalmente para as células do músculo esquelético, do tecido adiposo e do fígado.

Qual o efeito mais importante da insulina?

  • O efeito mais importante da insulina é o de promover o transporte de glicose para o interior das células, principalmente para as células do músculo esquelético, do tecido adiposo e do fígado. No músculo, a glicose é captada, por um processo de difusão facilitada.

Qual o papel da insulina no metabolismo da glicose?

  • A secreção de insulina é aumentada pelas elevadas concentrações de glicose sanguínea, hormônios gastrintestinais e estimulação Beta adrenérgica. A secreção de insulina é inibida pelas catecolaminas e somatostatina. O papel da insulina e do glucágon no metabolismo da glicose.

Postagens relacionadas: