Onde se encontram os melanócitos?
Onde se encontram os melanócitos?
2) Melanócitos: Células derivadas da crista neural, são arredondadas a colunares e apresentam prolongamentos citoplasmáticos que envolvem cerca de 36 queratinócitos, por onde transferem a melanina recém sintetizada. Situadas geralmente nas camadas basal e espinhosa da epiderme.
Em que estrato ou camada Encontra-se a maior quantidade de tecido adiposo?
Abaixo da derme, encontramos o tecido subcutâneo, conhecido também como tecido adiposo subcutâneo. Esse tecido não faz parte da pele, mas representa a região de união da pele com outros órgãos.
O que são os melanócitos?
O que é melanócitos? É a célula responsável pela produção de melanina, substância responsável pela pigmentação da pele. A melanina é responsável pela proteção das células da pele dos raios solares.
Quais são as estruturas do estrato lúcido?
- Essa região detém células mortas ou em fase de degeneração. Geralmente, essas células são anucleadas e achatadas. Logo abaixo ao estrato lúcido, encontramos o estrato granuloso, camada formada por células que acumulam grânulos. Essas estruturas no interior da célula são as substâncias precursoras da queratina.
Quais são as células do estrato germinativo?
- Existem, ainda, as células tronco dos queratinócitos que começaram a sua formação no estrato germinativo. O estrato germinativo é a camada mais profunda da epiderme e em contato com a derme. Essa camada é responsável pela renovação da epiderme, apresentando intensa atividade mitótica.
Qual a espessura do estrato córneo?
- A espessura do estrato córneo é determinada de acordo com o estímulo que recebe. A sola dos pés, por exemplo, apresenta uma maior camada quando comparada com a região da barriga. Os calos são resultados do estímulo constante dessa região da epiderme.