Em qual ambiente os gastrópodes vivem?
Índice
- Em qual ambiente os gastrópodes vivem?
- Como os gastrópodes bivalves e cefalópodes obtém seu alimento?
- O que são bivalves Cite alguns exemplos?
- Em qual grupo de moluscos estão classificados esses animais polvos e as ostras * 10 pontos gastrópodes e cefalópodes cefalópodes e bivalves bivalves e gastrópodes bivalves e cefalópode?
- O que são gastrópodes Cite três exemplos?
- O que é a rádula e qual a sua importância?
- Qual é a divisão do corpo dos gastrópodes o que é rádula e qual é a sua função?
- Como se divide o corpo dos a cefalópodes B gastrópodes C bivalves?
- Quem são os bivalves?
- O que é bivalves moluscos?
- Quais são as diferenças entre os bivalves a fundo?
- Quais são as subclasses de bivalves?
- Quais espécies vivem junto ao fundo?

Em qual ambiente os gastrópodes vivem?
Gastrópodes – Este é o grupo mais diversificado dos moluscos, pois pode viver tanto no mar, como em rios de água doce ou em ambiente terrestre e úmido. Os gastrópodes aquáticos respiram por brânquias e os terrestres por pulmões. A cabeça apresenta olhos e tentáculos sensoriais.
Como os gastrópodes bivalves e cefalópodes obtém seu alimento?
A maioria dos animais desse grupo possui brânquias ciliadas que produzem uma circulação de água entre a concha e o manto. Esse fluxo de água, além de trazer água com mais oxigênio, permite que o animal filtre pequenas partículas que servirão de alimento.
O que são bivalves Cite alguns exemplos?
Animais bivalves são aqueles que possuem uma concha com duas metades, ou valvas. ... Existem cerca de 8 mil espécies de animais bivalves. Estão nesse grupo as vieiras, as amêijoas, os mexilhões, as ostras, os vôngoles e vários outros tipos de mariscos.
Em qual grupo de moluscos estão classificados esses animais polvos e as ostras * 10 pontos gastrópodes e cefalópodes cefalópodes e bivalves bivalves e gastrópodes bivalves e cefalópode?
Os moluscos são animais invertebrados pertencentes ao filo Mollusca que se destacam por apresentar o corpo mole. Entre seus representantes mais conhecidos, podemos citar os mariscos, ostras, lulas, polvos e caramujos. Esses animais podem ser encontrados tanto em ambientes aquáticos quanto em terrestres.
O que são gastrópodes Cite três exemplos?
Gastropoda (os gastrópodes) é uma grande classe taxonómica do filo Mollusca que agrupa os animais conhecidos por caracóis, lesmas, lapas e búzios. ... Com espécies terrestres (cerca de um terço do total), de água doce e marinhas, constitui o agrupamento taxonómico com maior sucesso do filo Mollusca.
O que é a rádula e qual a sua importância?
A rádula é uma estrutura que se situa na base da boca dos moluscos (exceto no caso dos bivalves) com a qual estes raspam o seu alimento.
Qual é a divisão do corpo dos gastrópodes o que é rádula e qual é a sua função?
A rádula dos gastrópode é geralmente adaptada ao alimento que a espécie ingere. Os gastrópodes com sistema digestivo mais simples são as lapas e abalones, herbívoros que usam sua rádula dura para raspar as algas aderentes às rochas sobre as quais vivem.
Como se divide o corpo dos a cefalópodes B gastrópodes C bivalves?
Esses animais apresentam o corpo dividido em: cabeça, pé e massa visceral. Na cabeça são encontrados os órgãos dos sentidos. O pé é responsável pelos movimentos e, em alguns animais, como o polvo, pode ser substituído pelos tentáculos. A massa visceral é onde encontram-se todos os órgãos.
Quem são os bivalves?
Bivalves são animais com o corpo protegido por uma concha que tem duas valvas. Em sua maioria são animais marinhos, mas também existem em ambientes de água doce. É dos bivalves que vem as pérolas.
O que é bivalves moluscos?
Os bivalves são moluscos exclusivamente aquáticos que apresentam concha formada por duas partes articuladas.
Quais são as diferenças entre os bivalves a fundo?
- Com diferenças de cor, tamanho e formato, os bivalves podem, por exemplo, medir de 15, milímetro até 1,2 metro. Toda essa diferença torna mais difícil enumerar as características dos bivalves a fundo, até mesmo pela maneira como esses animais são capazes de se diferenciar.
Quais são as subclasses de bivalves?
- A separação das diferentes subclasses faz-se pelo tipo e estrutura das brânquias nos organismos vivos, e pelas características das valvas nos bivalves fósseis. O mexilhão, a amêijoa e a conquilha são exemplos populares de bivalves que servem como alimento ao Homem.
Quais espécies vivem junto ao fundo?
- A maioria das espécies é bentónica e vive junto ao fundo. Alguns bivalves são organismos sésseis que se fixam ao substrato através do bisso, uma segregação fibrosa, enquanto que outras espécies vivem enterradas nos fundos arenosos.