Quais são as contribuições que a União pode instituir?
Índice
- Quais são as contribuições que a União pode instituir?
- Quais são as contribuições sociais referidas pelo Art 195 da nossa Constituição?
- Quais são as três esferas que a Constituição Federal prevê a instituição de contribuições sociais?
- Quais são os tipos de contribuições?
- O que são as contribuições sociais?
- Quais são as espécies de contribuições especiais cobradas pela União?
- Quando se exige lei complementar para instituir uma contribuição?
- O que fala o artigo 195?
- Quais são as contribuições para a Seguridade Social?

Quais são as contribuições que a União pode instituir?
Compete exclusivamente à União instituir contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais ou econômicas, como instrumento de sua atuação nas respectivas áreas, observado o disposto nos arts. 146, III, e 150, I e III, e sem prejuízo do previsto no art.
Quais são as contribuições sociais referidas pelo Art 195 da nossa Constituição?
195, § 6º, abrange tão somente as contribuições sociais ( estrito sensu) voltadas à Seguridade Social ( previdência, assistência social e saúde).
Quais são as três esferas que a Constituição Federal prevê a instituição de contribuições sociais?
Quanto às espécies de Contribuições Sociais, conforme já se vislumbrou acima, são dividias em 3 grandes grupos: as contribuições de intervenção no domínio econômico, as de interesse de categorias profissionais ou econômicas, e as de seguridade social.
Quais são os tipos de contribuições?
São elas: impostos, taxas, contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuições especiais.
O que são as contribuições sociais?
A contribuição social é a atribuição da capacidade ou titularidade de certos tributos a certas pessoas, que não são o próprio Estado, em benefício das próprias finalidades.
Quais são as espécies de contribuições especiais cobradas pela União?
Podemos exemplificar atividades como saúde, assistência, previdência e educação. Esta espécie ainda se subdivide em Contribuições Sociais Gerais e Contribuições Sociais para a Seguridade.
Quando se exige lei complementar para instituir uma contribuição?
Assim, somente se exige a instituição de tributos por lei complementar quando o entre tributante estiver no exercício de sua competência residual ou quando a lei vier a regulamentar as matérias previstas no artigo 146 da CF/1988.
O que fala o artigo 195?
A lei definirá os critérios de transferência de recursos para o sistema único de saúde e ações de assistência social da União para os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, e dos Estados para os Municípios, observada a respectiva contrapartida de recursos.
Quais são as contribuições para a Seguridade Social?
Portanto, está previsto em nossa Lei Maior de 1988 no artigo supracitado três tipos de contribuições quais sejam: as Contribuições Sociais, a Contribuição de intervenção no domínio econômico (CIDE) e a Contribuição de interesse das categorias profissionais ou econômicas que são as conhecidas coorporativas.