adplus-dvertising

O que é um objeto indireto pleonástico?

Índice

O que é um objeto indireto pleonástico?

O que é um objeto indireto pleonástico?

O Objeto Indireto Pleonástico ocorre quando o objeto de Verbos Transitivos Indiretos ou Bitransitivos (Transitivos Diretos e Indiretos) é retomado na mesma oração por um Pronome Oblíquo.

O que são os complementos Pleonásticos de exemplo?

O objeto direto pleonástico acontece quando a oração apresenta dois objetos diretos. Ou seja, para chamar a atenção, o objeto direto aparece duas vezes na sentença. Exemplos: A vida, o vento a levou.

Como identificar o objeto direto e indireto?

O objeto indireto necessita de uma preposição para concluir o sentido de um verbo transitivo. O objeto direto pode usar preposição para completar o sentido de um verbo transitivo de forma facultativa. Isso acontece para que não tenha ambiguidades ou por questões linguísticas. Ao filho a mãe apanhou.

Em qual alternativa há pelo menos um verbo que esteja sendo usado como transitivo direto 1 ponto a dependeu o coveiro de alguém que rezasse B Oremos irmãos C chega o primeiro raio da manhã d Loureiro escolheu nos como padrinhos e contava com o auxílio de Marina?

Incorreto. Dependeu - verbo transitivo indireto; o coveiro - sujeito simples; de alguém - objeto indireto; que rezasse - oração subordinada adjetiva restritiva. b) Oremos, irmãos!

O que é objeto indireto de exemplo?

O objeto indireto é um tipo de Complemento Verbal. Diferentemente do Objeto Direto, o qual vincula-se ao Verbo diretamente, o Objeto Indireto integra-se aos sentidos dos Verbos Transitivos Indiretos através de uma Preposição. Veja o exemplo: Ricardo gosta de cerveja.

O que é objeto indireto Cite exemplos?

O Objeto Indireto é um complemento verbal obrigatoriamente acompanhado por preposição. Ele tem como função completar o sentido dos verbos transitivos que por eles só não fornecem informação completa. Exemplos: Meu pai gosta de música clássica.

O que é o objeto Pleonastico?

Objeto direto pleonástico ocorre quando há uma repetição e intensificação do objeto direto, para que seja mais expressivo, ou seja, quando o objeto direto se encontra no início da oração, sendo repetido depois do verbo através de um pronome oblíquo átono.

O que é o objeto direto e indireto?

Objeto direto e indireto são complementos verbais que completam o sentido dos verbos transitivos. Um desses complementos, o objeto indireto, é acompanhado obrigatoriamente por preposição, enquanto o objeto direto na maior parte das vezes não é acompanhado por preposição.

Postagens relacionadas: