O que significa sinestesia e exemplos?

O que significa sinestesia e exemplos?
A sinestesia é o recurso estilístico no qual se utilizam palavras e expressões associadas às diferentes sensações percebidas pelo corpo humano (visão, audição, olfato, paladar e tato) para gerar um efeito discursivo. Vejamos alguns exemplos bem comuns: ... risada gostosa (audição + paladar) cheiro azedo (olfato + paladar)
Qual das frases e uma sinestesia?
Exemplos de sinestesia "Agora, o cheiro áspero das flores leva-me os olhos por dentro de suas pétalas."(Cecília Meirelles) "O céu ia envolvendo-a até comunicar-lhe a sensação do azul, acariciando-a como um esposo, deixando-lhe o odor e a delícia da tarde." (Gabriel Miró)
O que é descrição sinestésica?
A sinestesia é uma figura de linguagem que faz parte das figuras de palavras. Ela está associada com a mistura de sensações relacionadas aos sentidos: tato, audição, olfato, paladar e visão. Sendo assim, essa figura de linguagem estabelece uma relação entre planos sensoriais diferentes.
Como ativar a sinestesia?
Confira a seguir algumas dicas para despertar cada um deles.
- Visão. Para mexer com o sentido da visão, a iluminação e a decoração do evento são os elementos principais. ...
- Audição. Música ambiente é a principal aliada para estimular o sentido da audição dos participantes. ...
- Olfato. ...
- Paladar. ...
- Tato.
O que é antonomásia e exemplos?
Significado de Antonomásia substantivo feminino Retórica Figura que consiste na substituição do nome próprio de uma pessoa, cidade, país, pelo de uma sua qualidade ou por uma perífrase que concentre um dos seus atributos: o príncipe dos poetas (por Camões), o Redentor (por Jesus Cristo).
O que é ironia 3 exemplos?
Ele correu tão rápido quanto uma tartaruga A tartaruga é um animal que anda devagar. Ao dizer que uma pessoa correu tão rápido quanto uma tartaruga, o que se quer dizer é que ela andou muito devagar ou mesmo que não correu. Essa comparação invertida é uma ironia.
Quais são os tipos de sinestesia?
A sinestesia pode ser dividida em dois grupos que de certa forma se sobrepõem: sinestesia projetiva, e sinestesia cognitiva ou categorizada. A primeira, que é mais conhecida, corresponde a indivíduos que, quando recebem um estímulo sensorial, obtêm reações em demais sentidos.