Qual das frases abaixo que se é uma partícula Apassivadora?
Índice
- Qual das frases abaixo que se é uma partícula Apassivadora?
- Qual é a função sintática do pronome se na frase?
- Quando o se é verbo?
- O que é um pronome adjetivo?
- Como diferenciar partícula Apassivadora de índice de indeterminação do sujeito?
- Quais são as características da partícula apassivadora?
- Por que a partícula se é a melhor escolha?
- Qual a função da partícula se?
Qual das frases abaixo que se é uma partícula Apassivadora?
Na letra C “Emprestou-se o dinheiro ao professor” - o “se” também é partícula apassivadora, pois indica que a frase está na voz passiva “o dinheiro foi emprestado ao professor”. ... Deve ser localizada a alternativa em que a partícula “se” não é pronome reflexivo.
Qual é a função sintática do pronome se na frase?
Conhecido também como pronome impessoalizador, símbolo de indeterminação do sujeito, ou ainda como pronome indeterminador do sujeito, sempre aparece junto ao verbo intransitivo, transitivo indireto ou de ligação. Pode até aparecer junto ao verbo transitivo direto, contanto que o objeto direto venha preposicionado.
Quando o se é verbo?
Em face desses pressupostos, ou seja, em se tratando de verbos transitivos diretos e transitivos diretos e indiretos na formação da voz passiva sintética, podemos dizer que o “se” se caracteriza como pronome apassivador. Portanto, o verbo deverá concordar com o sujeito da oração.
O que é um pronome adjetivo?
O pronome adjetivo, por exemplo, tem como função acompanhar, determinar e modificar os substantivos, isto é, eles atuam como se fossem adjetivos. Exemplo: Teus olhos são lindos. (o pronome adjetivo teu determina o substantivo olhos).
Como diferenciar partícula Apassivadora de índice de indeterminação do sujeito?
Partícula Apassivadora = se + verbo transitivo direto ou verbo transitivo direto e indireto. Exemplo: Pouparam-se os tostões. Índice de Indeterminação do Sujeito = se + verbo intransitivo, verbo transitivo indireto ou verbo de ligação.
Quais são as características da partícula apassivadora?
- Características da partícula apassivadora Uma vez acompanhado do termo paciente, o pronome “se” adquire a função sintática de partícula apassivadora. Contextualizando-nos ao universo da sintaxe, muito se ouve falar sobre esta expressão: partícula apassivadora.
Por que a partícula se é a melhor escolha?
- Em construções com esta, a partícula SE não possui função sintática, é chamada de expletiva, pois é usada apenas como um realce estilístico. A partícula SE como CONJUNÇÃO. Veja os exemplos: Estarei aqui bem cedo, se tudo der certo. Não tenho certeza se esta é a melhor escolha.
Qual a função da partícula se?
- Neste caso, a frase está na VOZ ATIVA REFLEXIVA, e a partícula “se” é pronome pessoal reflexivo. Sintaticamente, sua função é de OBJETO DIRETO. Os alunos riram-se. Em construções com esta, a partícula SE não possui função sintática, é chamada de expletiva, pois é usada apenas como um realce estilístico. Estarei aqui bem cedo, se tudo der certo.