Quais as indicações para o eletrocardiograma?
Índice
- Quais as indicações para o eletrocardiograma?
- Que exame é esse ECC?
- Quando o ecg da alterado?
- Onde realizar um eletrocardiograma?
- Qual a diferença de eletro e eco?
- Quais são os resultados do eletrocardiograma?
- Quais os riscos de um eletrocardiograma?
- Qual o papel do eletrocardiograma na avaliação cardíaca?
- Como fazer um eletrocardiograma?
Quais as indicações para o eletrocardiograma?
As indicações mais comuns para o ECG são as arritmias, os defeitos cardíacos congénitos, problemas nas válvulas cardíacas, doença coronária, enfarte agudo do miocárdio em curso ou antigo.
Que exame é esse ECC?
É um exame direcionado à avaliação do coração, de alta sensibilidade, rápido e não invasivo. Utiliza feixes de ultrassom para obter imagens da anatomia do coração em tempo real, possibilitando avaliar sua estrutura (câmeras, músculos, válvulas, grandes artérias e veias).
Quando o ecg da alterado?
Um laudo ecg alterado não representa necessariamente que o paciente tenha uma doença no coração. A alteração no eletrocardiograma pode ser decorrente de um exame mal feito, seja por falta de preparo adequado da pele do paciente dourante o exame, seja por posição errada dos eletrodos, até logicamente doenças graves.
Onde realizar um eletrocardiograma?
O eletrocardiograma é um exame que pode ser realizado em clínicas de diagnósticos, em hospitais e até mesmo no consultório do cardiologista. Trata-se de um exame simples, em que são colocados alguns eletrodos metálicos sobre a pele do paciente, na região do peito, tornozelos e punhos.
Qual a diferença de eletro e eco?
O que é? Também conhecido como ultrassonografia cardíaca, o ecocardiograma se diferencia do eletrocardiograma desde sua forma de captar as informações. Enquanto o ECG funciona baseado nos impulsos elétricos do coração, o ecocardiograma emite sons de alta frequência.
Quais são os resultados do eletrocardiograma?
- Resultados do eletrocardiograma. É impossível explicar todas as alterações possíveis de um ECG. Porém, posso indicar quais são os valores normais e as alterações mais comuns. Um eletrocardiograma normal apresenta as seguintes informações: Frequência cardíaca entre batimentos por minuto. Onda P presente, indicando ritmo sinusal.
Quais os riscos de um eletrocardiograma?
- Não existem riscos em um eletrocardiograma, já que o paciente permanece em repouso enquanto a atividade elétrica de seu coração é registrada. Os efeitos colaterais também são nulos, podendo apenas haver pequenas reações alérgicas na pele devido ao uso do gel utilizado com o intuito de promover melhores resultados.
Qual o papel do eletrocardiograma na avaliação cardíaca?
- O ECG é um exame complementar importante para a interpretação do ritmo cardíaco e para a detecção de isquemia do coração. O eletrocardiograma é também de grande valor na avaliação de outros tipos de anormalidades cardíacas, incluindo doenças das válvulas cardíacas, miocardiopatias, pericarditese sequelas cardíacas da hipertensão arterial.
Como fazer um eletrocardiograma?
- Para realizar um eletrocardiograma, não há muitos pré-requisitos. Além de se dirigir à unidade com toda a documentação e no horário agendado, o paciente deve informar quais medicações está fazendo uso, pois alguns medicamentos podem alterar o resultado do exame. No mais, o paciente deve observar a lista de contra-indicações do exame.