Quando usar o termo menas?
Quando usar o termo menas?
MENAS não existe. Use sempre MENOS: “Vieram MENOS pessoas que o esperado”; “Isso é de MENOS importância”.
Tem menas pessoas que o normal hoje?
Voltando aos exemplos, a palavra menos foi corretamente utilizada em dois enunciados, são eles: “O melhor é tomar menos refrigerante e mais suco” e “Há menos pessoas hoje do que ontem.” Então, para não errar, lembre-se de que a palavra menos é invariável, logo menas não existe. Portanto, atenção para não se equivocar.
É correto dizer menas gente?
'Menas gente' ou 'Menos gente'? Essa palavra é invariável, ou seja, não possui variação de gênero e de número. Portanto, a palavra “menas”, apesar de ser muito usada, não existe na língua portuguesa.
O que significa a palavra menas?
Não existe esta palavra na língua portuguesa. É empregada para ironizar pessoas que falam errado. Menas não existe, o correto é menos.
Quando usar a palavra mesmo ou mesma?
Quando equivale a próprio, mesmo é variável: Ela mesma (própria) arrumou a sala; As vítimas mesmas reclamaram. Como advérbio significa até, também, de fato, exatamente, e é invariável: Mesmo as amigas a deixaram; Foi mesmo uma boa notícia.
É correto falar a menos?
Mesmo assim, não se poderá dizer que «a maior» e «a menor» sejam usos incorretos, visto a sua dicionarização mostrar que se tornaram hoje aceitáveis.
Quanto menos pessoas ou quanto menos pessoas?
Portanto, é uma palavra invariável, que não sofre flexão de gênero. Desse modo, o correto é sempre usar “menos”, nunca “menas”, não importando qual o gênero da palavra que vem depois (masculino ou feminino). Assim, deve-se dizer: “menos pessoas”, “menos livros”, “menos revistas”, “menos tijolos” etc.
O que é ser ameno?
Que se realiza ou se apresenta de modo suave ou simples.