Em quais regiões é recomendado o exame de densitometria óssea *?
Índice
- Em quais regiões é recomendado o exame de densitometria óssea *?
- Como avaliar uma densitometria óssea?
- São Contra-indicações para realização de exame de densitometria óssea?
- Quando é indicado densitometria óssea?
- Como é feito a avaliação do exame de densitometria óssea do fêmur?
- Qual a técnica de densitometria óssea?
- Qual a contraindicação para a densitometria óssea?
- Qual o preparo para o exame de densitometria?
- Como Usar roupas para o teste de densitometria óssea?
Em quais regiões é recomendado o exame de densitometria óssea *?
Em quais regiões é recomendado o exame de Densitometria Óssea? A Densitometria pode ser realizada em qualquer parte do corpo. Contudo foram estabelecidas três regiões (Coluna Lombar, antebraço ou radio distal e Quadril ou Fêmur proximal) com áreas representativas e de maior importância.
Como avaliar uma densitometria óssea?
Para diagnosticar a osteoporose, o exame deve avaliar a densidade mineral óssea do quadril e da coluna vertebral utilizando um aparelho de densitometria óssea DXA. Além disso, a densidade óssea do quadril e da coluna pode prever a possibilidade de futuras fraturas de outros ossos.
São Contra-indicações para realização de exame de densitometria óssea?
As contra indicações são: Gravidez , ter feito algum outro exame contrastado há menos de 15 dias e não conseguir ficar deitado na maca na posição correta exigida pelo exame.
Quando é indicado densitometria óssea?
O exame de densitometria óssea é indicado para homens e mulheres, idosos ou mais jovens. Para o pedido são considerados alguns fatores, tais como: baixo peso, fraturas recentes, doenças e medicações que aumentam o risco de osteoporose, monitoramentos de osteoporose já diagnosticadas ou tratamentos já iniciados.
Como é feito a avaliação do exame de densitometria óssea do fêmur?
A densitometria óssea utiliza equipamentos modernos, sendo o método mais utilizado para investigar a perda de massa óssea. Ela é feita com um tipo especial de raio-x — o DXA (Dual-Energy X-ray Absorptiometry). No entanto, a radiação emitida é muito baixa, cerca de 10 vezes menor do que uma radiografia convencional.
Qual a técnica de densitometria óssea?
- A densitometria óssea. A técnica radiológica conhecida como DEXA ( DualEnergy X-ray Absorptiometry ou absorciometria de raios X de dupla energia) é utilizada atualmente para medir a densidade mineral óssea. óssea?
Qual a contraindicação para a densitometria óssea?
- Contraindicações. Mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez, por conta da radiação; Pessoas que fizeram exame com contraste de iodo ou bário não podem fazer a densitometria óssea durante uma a duas semanas a depender do contraste utilizado (tempo para que seja eliminado do corpo), pois este interfere no resultado.
Qual o preparo para o exame de densitometria?
- Qual o preparo para o exame de Densitometria Óssea? Jejum de 12 horas para realização de densitometria do corpo total (incluindo estudo pediátrico) OBSERVAÇÃO: crianças de 5 até 8 anos de idade, jejum obrigatório de 8 horas. Se for diabético (criança/adulto) tomar um chá com biscoito água e sal.
Como Usar roupas para o teste de densitometria óssea?
- No dia do exame de densitometria óssea, evite usar roupas com botões ou fivelas de metal para o teste, pois estes podem inferir no resultado.