Quais os produtos que contém benzeno?
Índice
- Quais os produtos que contém benzeno?
- Onde o benzeno está presente?
- Quais os tipos de benzeno?
- O que é composto orgânico benzeno é para que é utilizado?
- Quais são os riscos do benzeno e onde ele está presente?
- O que o benzeno causa a saúde?
- Qual é a utilidade do benzeno?
- Como identificar o benzeno?
- Quais são os principais derivados do benzeno?
- Quais as propriedades do benzeno?
- Como é usado o benzeno na fabricação de produtos químicos?
- Quando foi descoberto o benzeno?
- Como se dá a exposição ao benzeno?
Quais os produtos que contém benzeno?
Colas, solventes, tintas, lustra-móveis, pesticidas, lubrificantes, ceras de polir automóveis, detergentes, litografia, impressão gráfica, fotogravura, extração de óleos, beneficiamento de gorduras, reagente, borrachas, catalisadores, produtos intermediários de laboratórios, explosivos, corantes, produtos farmacêuticos ...
Onde o benzeno está presente?
Presente no petróleo, o benzeno é muito utilizado em laboratórios químicos, como matéria-prima nas indústrias químicas, petroquímicas e nas companhias siderúrgicas.
Quais os tipos de benzeno?
Como nos exemplos seguintes:
- Metil - benzeno etil - benzeno.
- 1-Etil 2,3-dimetil benzeno.
- o-Dimetil benzeno m-dimetil benzeno p-dimetil benzeno.
O que é composto orgânico benzeno é para que é utilizado?
O benzeno é um composto orgânico classificado como um hidrocarboneto aromático. É bastante utilizado como matéria-prima nas indústrias, em processos laboratoriais, em companhias siderúrgicas e em indústrias petroquímicas para o refino do petróleo.
Quais são os riscos do benzeno e onde ele está presente?
Ingerir alimentos e bebidas contaminados com altos teores de benzeno pode produzir vômito, irritação no estômago, enjoo, sonolência, convulsão, aceleração do batimento cardíaco e morte. Em longo prazo, a exposição pode resultar em depressão da medula óssea.
O que o benzeno causa a saúde?
O benzeno é irritante aos olhos, nariz, pele e garganta. Dependendo da quantidade absorvida, ele pode provocar dores de cabeça, tontura, tremores, sonolência, náuseas, taquicardia, falta de ar, convulsões, perda de consciência, coma e morte.
Qual é a utilidade do benzeno?
É utilizado em combustíveis automotivos, para aumentar a potência dos motores, e como reagente para obtenção de outras substâncias químicas. O uso do benzeno é controlado, pois trata-se de um agente tóxico, causador de problemas, como enjoos, irritações na pele e até câncer.
Como identificar o benzeno?
O benzeno é um hidrocarboneto aromático cuja fórmula é C6H6. Ele é um composto líquido, incolor, com cheiro doce característico e altamente tóxico.
Quais são os principais derivados do benzeno?
Estireno Uso do Benzeno Seus derivados produzidos em grande escalas são o Estireno (utilizado para indústria de polímeros e plásticos), Fenol (utilizado em resinas e adesivos) e Cicliexano (utilizado na produção do material nylon).
Quais as propriedades do benzeno?
- Em condições de temperatura e pressão normal (CNTP), o benzeno caracteriza-se por apresentar as seguintes propriedades químicas: · Resistente ao ataque dos ácidos e hidróxidos · Dificuldades para as reacções de adição · Resistência à oxidação e a redução
Como é usado o benzeno na fabricação de produtos químicos?
- O benzeno é usado para fabricar outros produtos químicos como etilbenzeno, cumeno e ciclo-hexano, que são reagidos e usados na fabricação de uma variedade de materiais e plásticos, como poliestireno, ABS e nylon. Pode haver muitas etapas no processo que começa com a molécula de benzeno e termina com um material completo ou produto de consumo.
Quando foi descoberto o benzeno?
- O benzeno foi descoberto pelo cientista inglês Michael Faraday em 1825 em gás iluminante. Em 1834, o químico alemão Eilhardt Mitscherlich aqueceu o ácido benzóico com cal e produziu benzeno. Em 1845, o químico alemão A.W. von Hofmann isolou o benzeno do alcatrão de carvão.
Como se dá a exposição ao benzeno?
- Para a maioria das pessoas, a exposição a esse químico se dá à através da inalação do benzeno que foi emitido por produtos que o contém. A exposição a longo prazo ao benzeno pode causar anemia e aumentar o risco de desenvolvimento de leucemia.