adplus-dvertising

São exemplos de operações que podem ser tributadas pelo IOF exceto?

Índice

São exemplos de operações que podem ser tributadas pelo IOF exceto?

São exemplos de operações que podem ser tributadas pelo IOF exceto?

IOF em operações de seguro Em casos de resseguro, seguro obrigatório, seguro vinculado a financiamento de imóvel, exportação e transporte internacional, entre outras modalidades, não há incidência de IOF.

Como é recolhido o IOF?

O IOF deve ser recolhido, de forma centralizada pela matriz, até o 3º dia útil subsequente ao decêndio da ocorrência do fato gerador ou do registro contábil do imposto, por meio do preenchimento do DARF, conforme os códigos de receita específicos, detalhados adiante.

Quais operações são isentas de IOF?

Por exemplo, serão isentas de IOF as operações de crédito que sejam realizadas para fins habitacionais, inclusive infraestrutura ou saneamento básico.

Quem são os contribuintes do IOF?

São contribuintes do IOF as pessoas físicas ou jurídicas tomadoras de crédito ou as alienantes de direitos creditórios resultantes de vendas a prazo a empresas de factoring. c) a pessoa jurídica que conceder o crédito, nas operações de cré- dito correspondentes a mútuo de recursos financeiros.

Qual é o imposto sobre operações financeiras?

  • O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é um imposto federal aplicado sobre diversos tipos de operações que fazemos diariamente com o nosso dinheiro. Entender como esse tributo funciona e como ele impacta no seu cotidiano é fundamental. Afinal de contas, você paga por ele e muitas vezes nem percebe.

Qual o imposto sobre as operações financeiras incidentes?

  • O imposto sobre as operações financeiras incidentes sobre as operações de crédito, câmbio e seguro, é aplicado sobre as movimentações financeiras de pessoas físicas ou jurídicas que realizam essas operações e ainda sobre aquelas que trabalham com títulos mobiliários.

Quais situações envolvem o pagamento de IOF?

  • Algumas situações do dia a dia que envolvem o pagamento de IOF: 1 Uso do cartão de crédito 2 Contratação de um empréstimo 3 Uso do cheque especial 4 Contratação de um seguro 5 Compra e venda de moedas estrangeiras 6 Resgate de investimentos More ...

Qual a alíquota do IOF para operações de crédito?

  • As alíquotas cobradas variam conforme o tipo de operação financeira. Atualmente, o IOF para operações de crédito é de 3% ao ano. Com isso, a Receita deixará de arrecadar cerca de R$ 7 bilhões, durante os três meses.

Postagens relacionadas: