Quais são as partes da petição inicial?
Índice
- Quais são as partes da petição inicial?
- O que é pedido na petição inicial?
- Em quais hipóteses Admite-se o pedido genérico?
- Quais são os três principais requisitos da petição inicial?
- O que não pode faltar em uma petição inicial?
- O que é a causa de pedir próxima?
- Quando uma ação é idêntica a outra?
- Como deve ser o pedido na petição inicial?
- Qual a diferença entre pedido e requerimento na petição inicial?
- Por que o pedido deve ser determinado?
- Quais são as partes de uma divisão?
- Qual a natureza do pedido?
- Quais são os objetos do pedido?
Quais são as partes da petição inicial?
São oito os requisitos estruturais da petição inicial.
- 1 - ENDEREÇAMENTO. É primeira informação que consta da inicial (art. ...
- 2 - QUALIFICAÇÃO DAS PARTES. ...
- 3 - CAUSA DE PEDIR. ...
- 4 - PEDIDO. ...
- 5 - OPÇÃO SOBRE A AUDIÊNCIA INICIAL. ...
- 6 - REQUERIMENTO DE PROVAS. ...
- 7 - VALOR DA CAUSA. ...
- 8 - ASSINATURA DO ADVOGADO.
O que é pedido na petição inicial?
O pedido é a revelação do que se pleiteia na ação, sendo assim, é o objeto da ação e do processo, subdivide-se em imediato e mediato. Imediato refere-se, após demonstração do fato e fundamentação o pedido de sentença ao juiz.
Em quais hipóteses Admite-se o pedido genérico?
Segundo o Código de Processo Civil, há três circunstâncias em que o autor pode formular pedido genérico: I - nas ações universais, se o autor não puder individuar na petição os bens demandados; II - quando não for possível determinar, de modo definitivo, as consequências do ato ou fato; e III - quando a determinação do ...
Quais são os três principais requisitos da petição inicial?
São os principais requisitos da petição inicial: indicar o juízo a que é dirigida; os nomes, prenomes e demais informações do autor e do réu; e o fato e fundamentos jurídicos do pedido.
O que não pode faltar em uma petição inicial?
O que não pode faltar na elaboração de uma petição inicial IV – o pedido com as suas especificações; V – o valor da causa; VI – as provas com que o autor pretende demonstrar a verdade dos fatos alegados; VII – a opção do autor pela realização ou não de audiência de conciliação ou de mediação.
O que é a causa de pedir próxima?
A causa de pedir consiste nos fatos e no fundamento jurídico do pedido (artigo 319, III, do novo CPC). ... Já a causa de pedir próxima diz respeito à violação do direito (no mesmo exemplo, a violação do contrato, com o inadimplemento da prestação de um dos sujeitos contratantes.
Quando uma ação é idêntica a outra?
§ 2º Uma ação é idêntica a outra quando possui as mesmas partes, a mesma causa de pedir e o mesmo pedido.”
Como deve ser o pedido na petição inicial?
O pedido do autor deve ser coerente com todos os fatos e fundamentos jurídicos expostos na peça. É a conclusão do autor, após apuração dos fatos e do embasamento legal. Entre o pedido, os fatos e a lei, há de existir uma ligação lógica, pois na falta de conexão entre esses três elementos, a petição não será analisada.
Qual a diferença entre pedido e requerimento na petição inicial?
Assim, o Pedido tem relação direta com a causa de pedir, o pedido é o que se "requer" por principal, é o principal requerimento. Assim, os requerimentos tem a caracterista de serem pedidos acessórios, os pedidos que se fazem no processo para que, com a execução deles se alcance o pedido principal.
Por que o pedido deve ser determinado?
- 286. O pedido deve ser certo ou determinado. É lícito, porém, formular pedido genérico. Entende-se por certo, o pedido expresso, pois não se admite que o pedido do autor possa ficar implícito. Já a determinação se refere aos limites da pretensão. O autor deve ser claro e preciso naquilo que espera obter da prestação jurisdicional.
Quais são as partes de uma divisão?
- Partes de uma divisão. Para continuar, vamos conhecer os nomes dos números envolvidos em uma divisão, isso nos permitirá reconhecer cada uma de suas partes. O número que é dividido em partes iguais é chamado de dividendo. O número que indica a quantidade de partes que será dividido é chamado de divisor. O resultado obtido é chamado de quociente .
Qual a natureza do pedido?
- Dependendo da natureza deste pedido poderemos ter um pedido cautelar, cognitivo ou pedido de natureza executiva, vai depender da natureza do provimento desejado pelo autor da ação. Toda inicial traz consigo dois pedidos distintos.
Quais são os objetos do pedido?
- Objetos do pedido. Pode diferenciar-se dois objetos no pedido: Objeto imediato - é a tutela jurisdicional pretendida. Exemplos: condenação, declaração. Objeto mediato - é o bem da vida sobre o qual recai a providência. Exemplos: imóvel, automóvel. Características do pedido