Quais seminários que marcaram a perspectiva modernizadora no Serviço Social?
Índice
- Quais seminários que marcaram a perspectiva modernizadora no Serviço Social?
- Qual a importância do documento de Araxá para o Serviço Social?
- Qual a importância dos Seminário de teorização do Serviço Social?
- Qual a importância dos seminários de Araxá Teresópolis e Alto da Boa Vista?
- O que é a perspectiva modernizadora do Serviço Social?
- Quais os principais condicionantes que marcaram o processo de renovação do Serviço Social?
- O que é o documento de Araxá?
- Qual esclarecimento traz o documento de Araxá?
- O que é Seminário de Araxá?
- O que foi o documento de Teresópolis?
- Quais as etapas de desenvolvimento do Seminário?
- Qual a função do responsável pelo Seminário?
- Qual o roteiro de um seminário?
- Qual o objetivo de um seminário?
Quais seminários que marcaram a perspectiva modernizadora no Serviço Social?
A Perspectiva Modernizadora tem seu ápice por meio de documentos fundamentais: os seminários de Araxá (1967) e Teresópolis (1970) organizados pelo CBCISS (Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviço Social).
Qual a importância do documento de Araxá para o Serviço Social?
Esse documento traz que o Serviço Social necessitava de uma nova configuração, a começar pela teorização, sendo assim era preciso que a prática profissional fosse mais pautada em princípios teóricos e em ações que servissem melhor à sociedade brasileira (AGUIAR, 1989).
Qual a importância dos Seminário de teorização do Serviço Social?
Introdução: No 1° Seminário de Teorização do Serviço Social, promovido pelo Centro Brasileiro de Cooperação de Intercambio de Serviços Sociais, buscava estudar e teorizar a metodologia do Serviço Social para encontrar novas vias de atuação profissional e metodologias mais adequadas de inserção, resultando deste a ...
Qual a importância dos seminários de Araxá Teresópolis e Alto da Boa Vista?
Nesses seminários, promovidos pelo CBCISS (Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviços Sociais), foram formulados documentos de extrema importância para o entendimento e comprovação histórica do Serviço Social, assim como para auxiliar os estudos de futuros profissionais da área.
O que é a perspectiva modernizadora do Serviço Social?
A perspectiva modernizadora do serviço social pode ser vista como uma resposta à crise de legitimidade, isto é, a necessidade de reconceituar o papel funcional e social da área, que adepta ao positivismo tende a adotar uma postura neutra e por vezes inócua para o cumprimento dos objetivos propostos.
Quais os principais condicionantes que marcaram o processo de renovação do Serviço Social?
Há quatro aspectos que sinalizam os nós mais decisivos do processo de renovação do Serviço Social: a instauração do pluralismo teórico, ideológico e político; a diferenciação das concepções profissionais; inserção do Serviço Social na interlocução acadêmica e cultural como protagonista que tenta cortar com a ...
O que é o documento de Araxá?
O Documento de Araxá tinha como proposta, colocar o Assistente Social não apenas como meros executores das políticas sociais, mas como capazes de formulá-las e administrá-las, ou seja, rever a funcionalidade da profissão no contexto brasileiro. ...
Qual esclarecimento traz o documento de Araxá?
Araxá e Teresópolis Conclusão: O documento de Araxá significou para o serviço social: A primeira expressão do movimento de reconceituação; uma tensão entre o tradicional e o moderno; uma definição do serviço social como técnica social, no plano da especulação prática, um instrumento no processo de desenvolvimento; ...
O que é Seminário de Araxá?
constitui a primeira expressão do processo de renovação do Serviço Social no Brasil que encontra sua formulação no primeiro Seminário de Teorização do Serviço Social que foi promovido pela CBCISS em Araxá e que teve como desdobramento um segundo Seminário realizado em Teresópolis.
O que foi o documento de Teresópolis?
Após a reunião em Araxá no ano de 1967, com o objetivo de teorizar o Serviço Social foi encontrado ainda a necessidade de um estudo sobre a Metodologia do Serviço Social face à realidade brasileira. 1- Teoria do Diagnóstico e da Intervenção em Serviço Social- A intervenção do Serviço Social. ...
Quais as etapas de desenvolvimento do Seminário?
- ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DO SEMINÁRIO. A técnica do seminário inclui três etapas sucessivas: preparação, desenvolvimento e apreciação final. Cada uma das etapas envolve várias ações dos professores e alunos, que poderão ser adequadas em função da situação específica de cada disciplina ou tema e do tempo disponível.
Qual a função do responsável pelo Seminário?
- Tanto o responsável (indivíduo ou grupo) pelo seminário, como os demais participantes devem ter uma função ativa, ainda que diversificada, nas várias etapas que constituem essa técnica. Existem várias formas de desenvolver um seminário, conforme pode ser observada na literatura pertinente.
Qual o roteiro de um seminário?
- Roteiro de um seminário. 1. Deve-se apresentar material impresso com o tema desenvolvido. No caso de textos literários, resumo da biografia do autor, do texto em questão e da ideia central do texto. Deve haver um trecho do texto, escolhido pelo grupo como central, sobre o qual se deve fazer uma leitura em voz alta. 2.
Qual o objetivo de um seminário?
- O seminário é um método de estudo. De acordo com alguns autores, o objetivo último de um seminário é levar todos os participantes a uma reflexão aprofundada de determinado problema, a partir de textos e em equipe. Sendo assim, todos os participantes têm de ter contato com o texto básico e saber substituir o colega encarregado de determinado tópico.