adplus-dvertising

Qual a função do hormônio FSH durante a menstruação e onde ele é secretado?

Índice

Qual a função do hormônio FSH durante a menstruação e onde ele é secretado?

Qual a função do hormônio FSH durante a menstruação e onde ele é secretado?

HORMÔNIO FSH E LH O FSH (hormônio folículo estimulante) e o LH (hormônio luteinizante) são produzidos pela hipófise e regulam a atividade dos ovários e testículos. O hormônio folículo-estimulante (FSH) estimula a secreção de estrogênio, responsável pelo desenvolvimento e maturação dos folículos ovarianos.

Quais são os hormônios que atuam sobre as células da teca e as células foliculares?

As células da teca e as células foliculares vão exercer influência em um hormônio que é o LH (hormônio luteinizante).

Qual é o sinal que estimula a liberação de FSH?

Durante o processo fisiológico da ovulação, os estrógenos melhoram o efeito estimulador do FSH e provocam a liberação de FSH/LH necessária para a ovulação. O próprio folículo maduro é responsável pela ovulação, pois secreta estradiol, hormônio responsável pelo pico pré-ovulatório de LH, resultando na ovulação.

O que são e quais os principais efeitos de LH e do FSH na gônada feminina?

O FSH induz aumento no número de células da granulosa, acarretando a formação do antro folicular e a produção da aromatase. O hormônio luteinizante (LH) hipofisário, por sua vez, estimula a síntese de andrógenos pelas células da teca, que sofrem aromatização em estradiol sob estímulo do FSH.

Quais hormônios hipofisários participam do ciclo menstrual e quais suas funções?

No início de cada ciclo, quando a menstruação ocorre, há liberação hipofisária de pequenas quantidades de FSH e LH (pequenos pulsos), que juntos provocam o crescimento e amadurecimento dos folículos ovarianos . O crescimento destes folículos induz o aumento da produção de estrógeno.

O que são células da teca?

As células da teca são células somáticas presentes no folículo em desenvolvimento. Estas células situam-se externamente à camada de células da granulosa. Quando ocorre a ativação dos folículos, na fase secundaria do desenvolvimento, as células da teca são recrutadas para se diferenciarem.

O que são as células da granulosa?

As células da granulosa são as células que rodeiam o oócito no folículo. Estas células têm como funções a proteção e o suporte do gâmeta feminino necessários para o seu desenvolvimento.

Como ocorre a liberação do LH e FSH?

O LH e o FSH são hormônios produzidos e liberados pela adeno-hipófise (o lobo anterior da hipófise). Essa produção ocorre, pois, “alguém” estimula a hipófise, e esse alguém é o hipotálamo.

Qual é o FSH ideal para engravidar?

Os níveis de FSH variam de acordo com a idade da paciente. A partir dos 35 anos esses níveis são reduzidos. Se a mulher deseja engravidar, índices maiores do que 15 são preocupantes, pois a reserva ovariana está baixa. Acima de 30 geralmente é um indicativo de menopausa precoce.

Qual é a função do FSH?

  • O FSHé uma glicoproteína que regula o crescimento, desenvolvimento, puberdade, reprodução e secreção de hormônios. O FSH é secretado pela glândula pituitária anterior. Síntese e secreção.

Como funcionam os hormônios FSH e LH?

  • Já os hormônios FSH e LH são secretados pela hipófise, glândula localizada no cérebro, e, no ciclo menstrual, vão agir no processo de amadurecimento dos folículos e liberação dos óvulos. Dessa forma, esses hormônios, em conjunto durante o ciclo menstrual, amadurecem os folículos e provocam a ovulação para possibilitar a fecundação.

Como ocorre a proliferação das células foliculares?

  • A proliferação das células foliculares continuam dando origem à um epitélio estratificado conhecido como camada granulosa, sendo que o folículo passa a receber o nome de folículo primário multilaminar ou folículo pré-antral. Ao redor do oócito, é secretada uma camada de glicoproteínas, denominada zona pelúcida.

Como diminui a secreção de LH e FSH durante a ovulação?

  • A secreção de LH e FSH diminui durante a fase lútea. No homem, o FSH atua durante a espermatogênese. O FSH é utilizado em algumas técnicas de fertilização para induzir a ovulação. Níveis diminuídos e até mesmo a ausência de FSH levam à infertilidade masculina e feminina.

Postagens relacionadas: