O que pode destituir um inventariante?
Índice
- O que pode destituir um inventariante?
- O que o inventariante não pode fazer?
- Quais os atos que o inventariante não pode praticar?
- Como pedir a remoção do inventariante?
- Como destituir herdeiro?
- É possível mudar o inventariante?
- Quais atividades o inventariante pode fazer apenas com autorização judicial?
- Quem tem legitimidade para requerer a abertura do inventário?
- Tem como tirar alguém da herança?

O que pode destituir um inventariante?
Se faz necessário protocolar petição incidental de remoção de inventariante com fatos e documentos comprobatórios das irregularidades cometidas por ele. Porém, antes da remoção, o juiz dará oportunidade para que o inventariante preste eventuais contas em aberto.
O que o inventariante não pode fazer?
Significa que o Inventariante não pode fazer o que bem entende com os bens do espólio, mas sim administrá-los com presteza e transparência. Contudo, os atos praticados nos procedimentos de inventário são delegados aos advogados, que devem conduzi-los.
Quais os atos que o inventariante não pode praticar?
Inventariante não pode praticar atos que extrapolam sua obrigação de administração e conservação do patrimônio do Espólio.
Como pedir a remoção do inventariante?
A remoção ou a destituição do inventariante pode ser requerida por qualquer interessado ou determinada de ofício pelo juiz, nos termos do caput do art. 622, do Código de Processo Civil, e a qualquer tempo no curso do inventário.
Como destituir herdeiro?
Ocorre, no entanto, que o herdeiro poderá ser excluído da herança, partindo da premissa que a tenha aceitado, em duas hipóteses: a exclusão por indignidade ou a exclusão por deserdação. A Indignidade é exclusão da herança por imposição legal e encontra guarida no artigo 1.814 do Código Civil.
É possível mudar o inventariante?
Herdeira afastada da função de inventariante por desatenção e desleixo com as obrigações que lhe cabiam a frente do processo não deve ser reconduzida ao posto.
Quais atividades o inventariante pode fazer apenas com autorização judicial?
No exercício de sua função administrativa, poderá e, em alguns casos, deverá o inventariante, com autorização do Juiz e ouvidos eventuais interessados, alienar bens, transigir em nome do espólio, pagar as dívidas e realizar as despesas necessárias à conservação e melhoramento dos bens.
Quem tem legitimidade para requerer a abertura do inventário?
Possuem legitimidade concorrente para requerer o inventário: O cônjuge ou companheiro supérstite; O herdeiro; ... O administrador judicial da falência do herdeiro, do legatário, do autor da herança ou do cônjuge, ou companheiro supérstite.
Tem como tirar alguém da herança?
A lei prevê casos em que o próprio dono do patrimônio pode excluir herdeiros necessários. Isso só é permitido por meio do testamento, com indicação expressa da causa. Para deserdar descendentes (filhos, netos e bisnetos), o dono do patrimônio pode alegar: Que sofreu ofensa física ou injúria grave.