Quando haverá a extinção da execução?
Índice
- Quando haverá a extinção da execução?
- O que é extinção de execução?
- Quando a execução pode ser suspensa?
- Quantas vezes o processo pode ser suspenso?
- Quando haverá a extinção da execução explique e fundamente?
- Quando pedir a extinção do processo?
- São causa de extinção do processo de execução?
- Não deve ser suspensa a execução quando concedido o parcelamento?
- Quando o executado não possuir bens penhoráveis a execução será suspensa?
- Quais são as causas de suspensão do processo de execução?
- Quando se suspende o processo de execução?
- Qual a suspensão da execução fiscal?
- Qual a origem da suspensão do processo executivo?

Quando haverá a extinção da execução?
A execução será extinta sempre que o executado obtiver, por qualquer meio, a supressão total da dívida (art. 924, CPC/2015), que ocorrerá com o reconhecimento de que não há obrigação a ser exigida, seja porque adimplido o débito, seja pelo reconhecimento de que ele não existe ou se extinguiu.
O que é extinção de execução?
Significa que um juiz ou uma juíza encerrou o processo, porque a parte que devia já realizou os pagamentos determinados pela vara.
Quando a execução pode ser suspensa?
Possibilidade de suspensão da execução, quando a sentença de mérito depender do julgamento de outra causa ou da declaração de existência ou de inexistência de relação jurídica. Doutrina.
Quantas vezes o processo pode ser suspenso?
Caso a ação penal seja proposta no prazo indicado, o processo poderá ficar suspenso pelo prazo máximo de um ano, findo o qual prosseguirá (art. 313, V, “a”, e §4º). O prazo de suspensão é de, no máximo, um ano.
Quando haverá a extinção da execução explique e fundamente?
Conforme ilustra o Art. 924 CPC extingue-se a execução quando: a petição inicial for indeferida; a obrigação for satisfeita; o executado obtiver, por qualquer outro meio, a extinção total da dívida; o exequente renunciar ao crédito; e, ocorrer a prescrição intercorrente.
Quando pedir a extinção do processo?
Segundo o artigo 487, Novo CPC, são as hipóteses de extinção do processo com resolução de mérito: acolhimento ou rejeição dos pedidos da ação ou reconvenção; decadência ou prescrição, declaradas de ofício ou a requerimento das partes; ... renúncia à pretensão da ação ou da reconvenção.
São causa de extinção do processo de execução?
Conforme ilustra o Art. 924 CPC extingue-se a execução quando: a petição inicial for indeferida; a obrigação for satisfeita; o executado obtiver, por qualquer outro meio, a extinção total da dívida; o exequente renunciar ao crédito; e, ocorrer a prescrição intercorrente.
Não deve ser suspensa a execução quando concedido o parcelamento?
Se a alienação dos bens penhorados não se realizar por falta de licitantes e o exequente, em 15 (quinze) dias, não requerer a adjudicação nem indicar outros bens penhoráveis. Não deve ser suspensa a execução quando concedido o parcelamento.
Quando o executado não possuir bens penhoráveis a execução será suspensa?
921, Novo CPC, o exequente não houver se manifestado, começará, desse modo, a correr o prazo da prescrição intercorrente. ... Ela dispõe, assim que, “em execução fiscal, não localizados bens penhoráveis, suspende-se o processo por um ano, fi ndo o qual se inicia o prazo da prescrição qüinqüenal intercorrente”.
Quais são as causas de suspensão do processo de execução?
- Interessa-nos particularmente as causas específicas de suspensão do processo de execução que vêm enumeradas nos incisos II ao V ao art. 921 do CPC/2015.
Quando se suspende o processo de execução?
- O art. 792 e o art. 265, II do CPC estabelecem que o processo de execução se suspende quando houver convenção das partes neste sentido. O autor Araken de Assis fala em dois tipos de suspensão voluntária: a suspensão convencional genérica e a suspensão convencional dilatória.
Qual a suspensão da execução fiscal?
- SUSPENSÃO DA EXECUÇÃO FISCAL. PROCEDIMENTO DE DISPENSA DE PRESTAÇÃO DE GARANTIA. ARTº.52, Nº.4, DA L.G.TRIBUTÁRIA. ARTº.170, DO C.P.P.TRIBUTÁRIO. ÓNUS DA PROVA. EFEITOS DO DEFERIMENTO DO PEDIDO DE DISPENSA DE PRESTAÇÃO DE GARANTIA. PRAZO DE DEDUÇÃO DO PEDIDO DE DISPENSA DE PRESTAÇÃO DE GARANTIA. ARTº.170, Nº.1, DO C.P.P.T.
Qual a origem da suspensão do processo executivo?
- Da suspensão do processo executivo . A suspensão pode ser própria ou imprópria. É própria quando nenhum ato pode ser realizado no andamento do processo suspenso; e imprópria quando se incidem atos processuais durante a suspensão. Muitas são as razões pelas quais ocorre a suspensão da execução.