Tem como cancelar uma procuração que dá plenos poderes a outra pessoa?
Índice
- Tem como cancelar uma procuração que dá plenos poderes a outra pessoa?
- Tem como derrubar uma procuração?
- Quando uma procuração é irrevogável?
- Qual o valor para cancelar uma procuração?
- Como posso cancelar uma procuração particular?
- O que é uma procuração irrevogável e Irretratavel?
- Qual a validade jurídica de uma procuração?
- Quando pode ser revogada a procuração pública?
- Qual a causa da procuração?
- Será que a procuração é irrevogável?
- Posso revogar a procuração por intermédio de notificação judicial?

Tem como cancelar uma procuração que dá plenos poderes a outra pessoa?
Para anular uma procuração pública, basta voltar ao cartório onde ela foi feita e revogá-la. É importante informar a pessoa a quem você "passou" aquela procuração dando-lhe ciência de que perdeu sua validade. Para anular uma procuração pública, basta voltar ao cartório onde ela foi feita e revogá-la.
Tem como derrubar uma procuração?
A procuração pode ser revogada a qualquer tempo. Se a relação de confiança entre as partes deixou de existir, o interessado deve providenciar imediatamente a revogação da procuração ou a renúncia dos poderes para que a mesma deixe de produzir efeitos. Não basta simplesmente rasgar o documento.
Quando uma procuração é irrevogável?
Porém, via de regra, se a procuração é irrevogável, na forma dos Artigos 683 e seguintes do Código Civil Brasileiro – Lei nº 10.406/2002, ela não poderia ser revogada. Mas não há procuração “eterna” … Ela pode ser irrevogável por natureza (procuração em causa própria), ou por convenção (vontade das partes).
Qual o valor para cancelar uma procuração?
Aproximadamente R$ 248,48, a ser pago no momento da assinatura no Cartório, em dinheiro ou cartão de débito.
Como posso cancelar uma procuração particular?
Cancelar uma procuração particular é um processo bem simples! Basta emitir o contrato de Revogação, imprimi-lo e recolher a assinatura do outorgado junto com uma cópia do documento de identidade das partes envolvidas.
O que é uma procuração irrevogável e Irretratavel?
A irrevogabilidade vem da vontade da pessoa e a esta está afeta, pois que não a pode mais retirar. Irretratável significa que não pode ser revogado, entende-se, no sentido jurídico, todo ato ou contrato que, promovido ou executado segundo as regras, não pode ser modificado, alterado, suspenso ou revogado.
Qual a validade jurídica de uma procuração?
“Prazo de validade de uma procuração: Com exceção de procurações cujo prazo de validade é determinado por lei, em geral as procurações têm validade por tempo indeterminado, salvo quando é explícito em seu texto, a pedido do(s) outorgante(s), o seu prazo de validade.
Quando pode ser revogada a procuração pública?
- A procuração pública pode ser revogada a qualquer tempo, em qualquer cartório, independente de onde ela tenha sido feita. Se a relação de confiança entre as partes deixou de existir, o interessado deve providenciar imediatamente a revogação da procuração ou a renúncia dos poderes para que a mesma deixe de produzir efeitos.
Qual a causa da procuração?
- A procuração é em causa própria quando o mandante (você) cede ou transfere ao mandatário ( seu procurador), irrevogavelmente, o direito de dono de certa coisa ou negócio, de que ele trata como próprio ou no seu interesse, agindo porém em nome do mandante. Seria como se tivesse vendido o imóvel para o mandatário.
Será que a procuração é irrevogável?
- Assim, entendo que não constando procuração em causa própria e que a procuração é irrevogável, você poderá revogá-la no próprio cartório onde a cedeu. Claro que para verificar a pertinência da minha interpretação é necessária uma orientação de um advogado que terá acesso ao texto da procuração.
Posso revogar a procuração por intermédio de notificação judicial?
- Carlos Abrão. Prezada Martha Meu entendimento é que pode ser revogada a procuração por intermédio de uma "notificação judicial" (art. 867 do CPC e 682 do CC). Feita a notificação, a partir daquele momento o procurador não poderá proceder a negociação para o qual foi contratado.