Quando usar a vírgula antes do e?

Quando usar a vírgula antes do e?
Usa-se vírgula antes de “e” em períodos nos quais essa conjunção liga orações com sujeitos diferentes. “Uma mão lava a outra, e a corrupção suja as duas.” ... Também se usa vírgula quando o “e” equivale a “mas”. No caso, trata-se de uma conjunção adversativa (e não aditiva, como é mais comum no emprego do “e”).
Quando usar a depois do e?
“Luana entrou e, assustada, logo pediu desculpas”. No exemplo acima, vemos que há uma intercalação depois do "e", cabendo a vírgula. Em alguns casos, esta intercalação pode vir antes e depois do "e", fazendo com que ele fique entre vírgulas.
Como e quando usar?
O uso de e/ou é errado quando os elementos apresentados se excluem, não se podendo optar pelos dois elementos ao mesmo tempo. Nesses casos deverá ser utilizada apenas a conjunção ou, com valor exclusivo, indicando ou um ou outro.
Tem vírgula depois de se?
Se em frases como: «Se amanhã ele não vier, vou procurá-lo.» «Se ele não tivesse chegado a tempo, ela ter-se-ia zangado.» A inserção da vírgula é obrigatória e não me causa dúvidas, já em frases como as seguintes o mesmo não é tão óbvio.
Quando usar os sinais de pontuação?
Pontuação
- Ponto ( . ) a) indicar o final de uma frase declarativa. ...
- Dois-pontos ( : ) a) iniciar a fala dos personagens: ...
- Reticências ( ... ) a) indicar dúvidas ou hesitação do falante. ...
- Parênteses ( ( ) ) ...
- Ponto de Exclamação ( ! ) ...
- Ponto de Interrogação ( ? ) ...
- Vírgula ( , ) ...
- Ponto e vírgula ( ; )