adplus-dvertising

É obrigatório ter fiador no contrato de locação?

Índice

É obrigatório ter fiador no contrato de locação?

É obrigatório ter fiador no contrato de locação?

Não existe obrigatoriedade nesse sentido. Então, o locador e a empresa intermediadora têm o direito, por exemplo, de só aceitar fiador. Caso o candidato a inquilino não tenha fiador com imóvel na mesma cidade, não pode exigir que outras modalidades de garantia sejam aceitas.

O que acontece com o fiador se o inquilino não pagar o aluguel?

O fiador em um contrato de aluguel é responsável por assumir as despesas caso o inquilino não cumpra com o pagamento do aluguel, condomínio, IPTU, ou até mesmo um possível dano ao imóvel. ... É importante o inquilino (locatário) apresentar o comprovante de pagamento do aluguel para o fiador todo mês.

O que é o fiador no contrato de aluguel?

O fiador, como você já deve saber, é um terceiro elemento no contrato de locação, que já inclui, naturalmente, o futuro inquilino e o proprietário. É justamente ele quem tem a função de garantir que o acordo seja cumprido da maneira que foi combinado, tendo obrigação subsidiária, respondendo com os próprios bens.

O que pode ou não ser exigido no contrato de aluguel?

Imobiliária e locador só podem exigir uma única modalidade de garantia. Estas podem ser o imóvel próprio e quitado de um fiador, o seguro-fiança (feito em seguradoras), o depósito em dinheiro (caução) ou fundo de investimento.

Porque fiador tem que ter imóvel?

Quem pode ser fiador? Para garantir a segurança do acordo, é exigida uma série de requisitos do abonador, a começar pela necessidade de ter um imóvel em seu nome. Essa exigência é para que, caso seja necessário acionar o fiador para arcar com as despesas do inquilino, ele tenha pelo menos um bem para penhorar.

O que fazer quando não tem fiador?

Aluguel sem fiador: conheça as opções para não perder tempo

  1. Caução. Também conhecido como depósito, nessa modalidade de garantia o inquilino deixa em poder do proprietário uma quantia equivalente a até 3 vezes o valor do aluguel. ...
  2. Seguro-fiança. ...
  3. Fundos de investimento. ...
  4. Título de capitalização. ...
  5. Cartão de crédito.

Quando o fiador pode ser cobrado?

O fiador pode ser cobrado ou executado na Justiça? Sim, ele pode ser cobrado na Justiça, mas a cobrança deve ocorrer primeiro contra o devedor principal. Essa regra traz segurança ao fiador, pois ele só poderá ser cobrado quando se comprovar que o devedor principal não tem patrimônio para cobrir a dívida.

Até quando o fiador responde?

De acordo com a nova redação da Lei 8.245/91, o fiador fica obrigado por todos os efeitos da fiança durante 120 dias após a notificação do credor. Neste caso, o locador notifica o locatário para apresentar nova garantia locatícia no prazo de 30 dias, sob pena de desfazimento da locação.

Qual a responsabilidade de um fiador de aluguel?

O fiador será responsável pelo cumprimento das obrigações e responsabilidades assumidas desde o início do prazo do contrato de locação até seu término e total desocupação do imóvel por parte do locatário.

Quando o fiador deve ser acionado?

O fiador pode ser cobrado ou executado na Justiça? Sim, ele pode ser cobrado na Justiça, mas a cobrança deve ocorrer primeiro contra o devedor principal. Essa regra traz segurança ao fiador, pois ele só poderá ser cobrado quando se comprovar que o devedor principal não tem patrimônio para cobrir a dívida.

Qual o papel do fiador no contrato de locação?

  • O fiador é um elemento de extrema relevância para os contratos de locação e, por isso, além de entender por completo essa função, também é preciso entender qual a sua relação com as imobiliárias. O fiador possui um papel de extrema importância e responsabilidade frente ao contrato de locação .

Como funciona o contrato de aluguel?

  • Funciona assim: o inquilino deposita uma quantia em dinheiro — que, legalmente, não pode ultrapassar o valor de três meses de aluguel — em uma poupança autorizada pelo Poder Público. No fim do contrato, o locatário pode resgatar o valor e todos os seus rendimentos.

Como é legal exigir garantia em contrato de aluguel?

  • Muitos proprietários já tiveram prejuízos no passado por falta de amparo legal, o que já não acontece com tanta frequência. Por outro lado, vale destacar que não é legal exigir mais de uma modalidade de garantia em um mesmo contrato de aluguel.

Por que o fechamento correto do contrato de aluguel?

  • Isso faz com que muitas dúvidas apareçam e, consequentemente, pode comprometer o fechamento correto de um contrato de aluguel. Em 2010, a lei foi reformulada e passou por alterações. A partir disso, entrou em vigor a nova lei de nº 12.112, que incorporou novos pontos e atualizou situações que foram surgindo na sociedade com o passar dos anos.

Postagens relacionadas: