O que é homicídio qualificado por motivo torpe?
Índice
- O que é homicídio qualificado por motivo torpe?
- Qual a diferença do homicídio qualificado por motivo torpe e o homicídio qualificado por motivo fútil?
- Qual a pena para homicídio qualificado por motivo fútil?
- É possível existir um crime qualificado por motivo fútil e torpe ao mesmo tempo?
- Em que consiste o homicídio por motivo fútil?
- O que é motivo egoístico?
- Quando o motivo do crime é fútil e não o qualifica e uma agravante da segunda fase?
- Qual a pena mínima para homicídio?
- Quantos anos de cadeia pega por homicídio?
- Quais são as qualificadoras de um crime?
- Qual o motivo do torpe?
- Quais são as qualificadoras do homicídio?
- Qual o motivo do crime qualificado?
- Será que um homicídio seja cometido por mais de um motivo?

O que é homicídio qualificado por motivo torpe?
O motivo torpe é aquele considerado como imoral, vergonhoso, repudiado moral e socialmente, algo desprezível. Um exemplo seria matar para receber uma herança, ou matar por ter qualquer tipo de preconceito, entre outros.
Qual a diferença do homicídio qualificado por motivo torpe e o homicídio qualificado por motivo fútil?
Motivo fútil é aquele insignificante, flagrantemente desproporcional ou inadequado se cotejado com a ação ou a omissão do agente. Torpe é o motivo abjeto, indigno e desprezível, que repugna ao mais elementar sentimento ético." (PRADO, Luiz Regis et al. Curso de Direito Penal Brasileiro.
Qual a pena para homicídio qualificado por motivo fútil?
§ 2º – Se o homicídio é cometido: I – mediante paga ou promessa de recompensa, ou por outro motivo torpe; II – por motivo fútil; Pena – reclusão, de 12 (doze) a 30 (trinta) anos.
É possível existir um crime qualificado por motivo fútil e torpe ao mesmo tempo?
Incabível a coexistência de motivo fútil e torpe, por absoluta incompatibilidade.
Em que consiste o homicídio por motivo fútil?
O motivo fútil diz respeito à desproporção de valores entre a prática homicida e a ação que lhe teria dado causa. No caso, o réu não indica qualquer motivo para a conduta, ou seja, há vazio de motivação.
O que é motivo egoístico?
Motivo egoístico: é um particular motivo torpe o egoísmo. Quem danifica patrimônio alheio somente para satisfazer um capricho ou incentivar um desejo de vingança ou ódio pela vítima deve responder mais gravemente pelo que faz.
Quando o motivo do crime é fútil e não o qualifica e uma agravante da segunda fase?
2. O artigo 61 do Código Penal veda a utilização de circunstância qualificadora como agravante na 2a fase da dosimetria da pena. ... V.v.; Pode a qualificadora remanescente, não usada para qualificar o crime, ser usada como circunstância agravante.
Qual a pena mínima para homicídio?
seis anos “A pena mínima para o tipo (homicídio simples) é de reclusão de seis anos, a mesma prevista para a prática de ato libidinoso.
Quantos anos de cadeia pega por homicídio?
Enquanto a pena para o homicídio simples é a reclusão de seis a vinte anos, a pena para o homicídio qualificado, por outro lado, varia entre 12 e 30 anos.
Quais são as qualificadoras de um crime?
"São qualificadoras do crime aquelas circunstâncias que: a) revelam determinados motivos, interesses, meios ou modos de execução; b) produzem resultados graves ou gravíssimos para o bem jurídico afetado; c) expõem a vítima ao maior poder de ação do agente, seja em função da idade, de parentesco ou outra relação de ...
Qual o motivo do torpe?
- O motivo torpe é aquele considerado como imoral, vergonhoso, repudiado moral e socialmente, algo desprezível. Um exemplo seria matar para receber uma herança, ou matar por ter qualquer tipo de preconceito, entre outros. Já o motivo fútil é aquele motivo insignificante, banal, motivo que normalmente não levaria ao crime, há uma ...
Quais são as qualificadoras do homicídio?
- Tomemos, no homicídio, duas qualificadoras, uma objetiva e outra subjetiva (emboscada e motivo torpe, respectivamente).
Qual o motivo do crime qualificado?
- Há acórdão recente do Supremo Tribunal Federal respondendo afirmativamente. Consta da ementa: “Homicídio qualificado – motivo torpe – co-autoria – qualificadora, elementar do crime que se comunica, sempre, ao co-autor, independentemente de ter ou não ingressado na esfera de seu conhecimento”.
Será que um homicídio seja cometido por mais de um motivo?
- É absolutamente crível que um mesmo homicídio seja cometido por mais de um motivo, mas, levando em conta a conceituação precisa de “fútil” e “torpe” trazida pela doutrina, através de uma verificação vernacular nos dicionários de nosso idioma, poderia alguém estar motivado por algo fútil e torpe ao mesmo tempo?