O que é o princípio da extraterritorialidade?
Índice
- O que é o princípio da extraterritorialidade?
- E caso de extraterritorialidade incondicionada?
- O que é o princípio da representação?
- O que é o princípio da territorialidade temperada?
- Qual teoria aplicada no Brasil em relação a territorialidade?
- O que significa territorialidade da lei penal?
- O que é princípio da bandeira?
- Quando ocorre a extraterritorialidade condicionada?
- Qual a extraterritorialidade?
- Quais são os crimes da extraterritorialidade?
- Qual o caso de extraterritorialidade da lei brasileira?
- Qual a hipótese de extraterritorialidade incondicional?

O que é o princípio da extraterritorialidade?
O princípio da extraterritorialidade, consiste na aplicação da lei brasileira aos crimes cometidos fora do Brasil. A jurisdição é territorial, na medida em que não pode ser exercida no território de outro Estado, salvo em virtude de regra permissiva, emanada do direito internacional costumeiro ou convencional.
E caso de extraterritorialidade incondicionada?
Todos os crimes contra o patrimônio ou fé pública da União, do Distrito Federal, de Estado, de Território, de Município, de empresa pública, sociedade de economia mista, autarquia ou fundação pública são casos de extraterritorialidade incondicionada (art. 7, I, b, CP).
O que é o princípio da representação?
- Princípio da representação ou da bandeira: ficarão sujeitos à lei brasileira os crimes cometidos em aeronaves e embarcações privadas, quando em território estrangeiro. Contudo, na presente hipótese, há a condição de que o crime não seja julgado no território estrangeiro (art. 7º, inciso II, alínea 'c', CP).
O que é o princípio da territorialidade temperada?
c) Princípio da territorialidade temperada. A lei nacional se aplica aos fatos praticados em seu território, mas, excepcio¬nalmente, permite-se a aplicação da lei estrangeira, quando as¬sim estabelecer algum tratado ou convenção internacional. Foi este o princípio adotado pelo art.
Qual teoria aplicada no Brasil em relação a territorialidade?
Primeiramente, o Brasil adotou a territorialidade para aplicação da sua lei pátria de acordo com o artigo 6º do nosso Código Penal: ... Ou seja, os crimes que ocorrem em território nacional estarão sujeitos à lei nacional.
O que significa territorialidade da lei penal?
O princípio da territorialidade indica que o Estado, em cujo território foi cometido o crime é o competente para julgar o delinquente e aplicar a respectiva sanção.
O que é princípio da bandeira?
Pelo princípio da bandeira, ficam sujeitos à lei penal brasileira os crimes praticados a bordo de embarcações e aeronaves brasileiras de natureza pública ou privada, quando em território estrangeiro e aí não sejam julgados.
Quando ocorre a extraterritorialidade condicionada?
São os casos dos crimes praticados no exterior contra o Presidente da República, contra o patrimônio ou a fé pública da União ou contra a Administração Pública, a teor do artigo 7º, inciso I, do Código Penal, na redação dada pela Lei 7.209/84.
Qual a extraterritorialidade?
- Extraterritorialidade 2/6/2010 Sobre o post de ontem sobre o jogador que foi fotografado com um fuzil na mão, o Lucas fez uma pergunta bem bacana: “Se a arma for real, mas a foto foi tirada na Itália, poderia existir ainda algum tipo de punição contra ele no Brasil? Lucas, pode sim.
Quais são os crimes da extraterritorialidade?
- No caso da extraterritorialidade incondicionada, por causa da gravidade dos crimes, aplica-se a lei brasileira independentemente de alguma condição, mesmo que o indivíduo tenha sido absolvido ou condenado no estrangeiro (art. 7º, § 1º, CP). Tais crimes estão previstos no art. 7º, I, do CP, são eles:
Qual o caso de extraterritorialidade da lei brasileira?
- SOUSA, Áurea Maria Ferraz. Crime praticado por brasileiro em outro país: Caso de Extraterritorialidade da Lei Penal Brasileira. Disponível em http://www.lfg.com.br 24 agosto de 2009.
Qual a hipótese de extraterritorialidade incondicional?
- EXTRATERRITORIALIDADE INCONDICIONADA São as hipóteses do Inciso I, Artigo 7º do Código Penal Brasileiro e segundo Masson (2019) “não está sujeita a nenhuma condição. A mera prática do crime em território estrangeiro autoriza a incidência da lei penal brasileira, independentemente de qualquer outro requisito”.