O que é uma conta retificadora do ativo?
Índice
- O que é uma conta retificadora do ativo?
- Quais são as contas retificadoras do ativo?
- O que são contas redutoras ou retificadoras?
- E conta retificadora ou redutora do ativo circulante?
- Como é feita a provisão para devedores duvidosos?
- Qual é a natureza das contas do Ativo?
- São contas redutoras?
- O que é Pecld?
- Como funcionam as contas retificadoras?
- Qual é a conta redutora do estoque?
- Quais são as contas retificadoras do passivo?
- Como devem ser contabilizados os estoques?

O que é uma conta retificadora do ativo?
Uma conta retificadora do Ativo, não possui a natureza desse grupo, isto é, devedora; possui natureza credora. Logo, ela ao invés de aumentar o saldo do grupo, irá diminuí-lo. De maneira similar, uma conta retificadora do Passivo ou Patrimônio, não possui natureza credora; possui natureza devedora.
Quais são as contas retificadoras do ativo?
As contas retificadoras do ATIVO são classificadas assim, pois possuem saldo credor (+) são elas:
- Provisões do Ativo;
- Duplicatas Descontadas;
- Depreciação Acumulada;
- Amortização Acumulada;
- Exaustão Acumulada;
- Deságio a Amortizar (na aquisição de investimentos).
O que são contas redutoras ou retificadoras?
O que são as contas retificadoras? As contas retificadoras são grupos de contas utilizadas para ajustar o saldo de um mesmo grupo de contas no balanço patrimônial. Ou seja, elas podem estar inseridas tanto no ativo, quanto no passivo ou ainda direto no patrimônio da empresa.
E conta retificadora ou redutora do ativo circulante?
A PCLD é uma provisão do Ativo e de natureza credora, ou seja, faz parte do ativo circulante, mais especificamente do grupo Disponibilidades. Trata-se de uma conta retificadora (ou redutora), e por isso entra no Ativo com saldo negativo, subtraindo do valor total a ser recebido pela empresa.
Como é feita a provisão para devedores duvidosos?
A Provisão para Devedores Duvidosos (PDD) é uma reserva de valores, feita antes do início de cada exercício contábil, que servirá para cobrir uma eventual inadimplência dos clientes. A ideia é deixar a loja protegida para suportar as perdas financeiras causadas por dívidas não recebidas durante aquele período.
Qual é a natureza das contas do Ativo?
Qual a natureza das contas do ativo? Por isso, a natureza das contas do ativo é devedora, ou melhor, os ativos são bens usados pela empresa, assim ela deve isso a quem financiou as suas atividades. E a natureza das contas do passivo é credora, ou seja, é o crédito que os financiadores têm na empresa.
São contas redutoras?
OBS: As contas redutoras são contas que têm saldo contrário em relação às demais contas de seu grupo. Desse modo, uma conta redutora do Ativo terá natureza credora, bem como uma conta redutora do Passivo terá natureza devedora.
O que é Pecld?
Conceito de Perdas Estimadas em Créditos de Liquidação Duvidosa (PECLD) ... Essa expectativa de não recebimento das vendas contabilmente é denominada de Perdas Estimadas em Créditos de Liquidação duvidosa (PECLD).
Como funcionam as contas retificadoras?
- Causam ainda mais estranheza aos concurseiros as chamadas contas retificadoras! O que são? Como funcionam? Como exemplo, podemos citar a depreciação acumulada, juros a transcorrer, ajuste ao valor recuperável de ativos, provisão para devedores duvidosos, entre outras.
Qual é a conta redutora do estoque?
- É conta redutora da conta Estoques (no Ativo Circulante). Tem por finalidade eliminar dos estoques a parcela dos custos que provavelmente não é recuperável. Essa conta prevê prováveis perdas resultantes de estragos, deterioração, obsoletismo, redução nos preços de venda ou de reposição do estoque.
Quais são as contas retificadoras do passivo?
- Retificadoras do PASSIVO As contas retificadoras do PASSIVO são classificadas assim, pois possuem saldo devedor (-) são elas: Deságio a Amortizar (na emissão de debêntures abaixo do par); Juros a vencer. Retificadoras do PATRIMÔNIO LÍQUIDO
Como devem ser contabilizados os estoques?
- Mas existem estoques que, mesmo não estando fisicamente presentes no local, devem ser contabilizados, como por exemplo, matérias primas que foram remetidas pelo fornecedor, por conta e ordem do cliente, á terceira empresa que efetuará industrialização dos referidos materiais.