Será reconhecida a existência de perempção de litispendência ou de coisa julgada?
Índice
- Será reconhecida a existência de perempção de litispendência ou de coisa julgada?
- É possível extinguir o processo com resolução de mérito quando reconhecer a existência de coisa julgada?
- Qual o efeito da litispendência?
- Quando ocorre a perempção?
- Como se diferenciam os institutos da litispendência e da coisa julgada?
- Quando o juiz irá julgar o processo com resolução do mérito?
- Quando será verificada a litispendência e a coisa julgada?
- Qual a diferença entre a litispendência e a coisa julgada?
- Qual a finalidade da extinção da litispendência?
- Quais os Artigos que tratam da litispendência?

Será reconhecida a existência de perempção de litispendência ou de coisa julgada?
A existência de perempção, de litispendência ou de coisa julgada, que leva à extinção do processo sem resolução do mérito, pode ser conhecida de ofício pelo juiz. III. O autor pode, com o consentimento do réu, desistir da ação após a prolação da sentença.
É possível extinguir o processo com resolução de mérito quando reconhecer a existência de coisa julgada?
Configura-se a coisa julgada material quando há identidade de partes, pedido e causa de pedir entre os processos e, o primeiro processo já foi julgado, com análise do mérito, por sentença transitada em julgado ( CPC 301 §§ 1º A 3º). ... Configurada a coisa julgada, extingue-se o processo sem análise do mérito ( CPC 267 V).
Qual o efeito da litispendência?
A litispendência ocorre quando há mais de uma ação com os mesmos elementos: partes, causa de pedir e pedido. Pode ser considerada como um vício processual, pois não pode ocorrer para que o procedimento se instaure validamente. Havendo litispendência, poderá haver extinção sem resolução de mérito de uma das demandas.
Quando ocorre a perempção?
O parágrafo 3º do artigo 486 do Novo CPC define que apenas ocorre perempção quando a parte autora da demanda entra pela terceira vez na Justiça sobre o mesmo pedido e contra o mesmo réu.
Como se diferenciam os institutos da litispendência e da coisa julgada?
A definição está no art. 337, §§1º a 4º, do CPC, que prevê a ocorrência de litispendência quando se propõe ação processual ao mesmo tempo em que outra ação, idêntica, está em curso, enquanto que a coisa julgada ocorre quando se propõe ação que já foi julgada anteriormente.
Quando o juiz irá julgar o processo com resolução do mérito?
O juiz julgará antecipadamente o pedido, proferindo sentença com resolução de mérito, quando: I - não houver necessidade de produção de outras provas; II - o réu for revel, ocorrer o efeito previsto no art. 344 e não houver requerimento de prova, na forma do art.
Quando será verificada a litispendência e a coisa julgada?
§ 1º Verifica-se a litispendência ou a coisa julgada quando se reproduz ação anteriormente ajuizada. § 2º Uma ação é idêntica a outra quando possui as mesmas partes, a mesma causa de pedir e o mesmo pedido.
Qual a diferença entre a litispendência e a coisa julgada?
- A litispendência e a coisa julgada, não obstante estarem previstas em dois incisos diferentes do art. 337 (incisos VI e VII, respectivamente), merecem tratamento conjunto. É que, em rigor, ambas representam o mesmo fenômeno e a mesma consequência jurídica só que em momentos diferentes.
Qual a finalidade da extinção da litispendência?
- A esta arguição dá-se o nome de Exceção de litispendência, que tem a mesma finalidade que a prevista pelo Código de Processo Civil: a extinção do processo sem resolução de mérito. No CPP os artigos que tratam da litispendência são os 95, II, 1. Saiba mais sobre o Código Penal Brasileiro aqui no blog da Aurum.
Quais os Artigos que tratam da litispendência?
- No CPP os artigos que tratam da litispendência são os 95, II, 1. Saiba mais sobre o Código Penal Brasileiro aqui no blog da Aurum. O cumprimento de sentença é o procedimento pelo qual o vencedor exige do vencido as providências necessárias para tornar a ordem judicial efetiva.