E causa de suspeição do juiz inimizade?
Índice
- E causa de suspeição do juiz inimizade?
- E causa de suspeição do juiz Vunesp?
- Quais são as causas de suspeição?
- O que é uma exceção de suspeição?
- Quando dissolvido o casamento sem descendentes não subsistirá o impedimento ou a suspeição do juiz que for sogro o padrasto o cunhado o genro ou enteado de quem for parte no processo?
- Serão públicos e poderão Realizar-se em horário noturno conforme dispuserem as normas de organização judiciária exceto os relativos exclusivamente ao estado da pessoa que correrão em segredo de justiça?
- Quando é fundada a suspeição parcial do juiz?
- Quais são os subjetivos da suspeição do juiz?
- Quando ocorre o impedimento do juiz?
- Quais são as causas da suspeição?

E causa de suspeição do juiz inimizade?
O que é suspeição? Suspeição é quando o juiz tem a sua imparcialidade questionada por conta de situações pessoais ou posicionamento na lide, como amizade ou inimizade com uma das partes, familiaridade, entre outros. Está previsto no art. 145 do Novo CPC.
E causa de suspeição do juiz Vunesp?
(VUNESP/TJ-SP/Escrevente/2014-adaptada) É causa de suspeição do juiz: a) inimizade em relação ao cônjuge do advogado do réu.
Quais são as causas de suspeição?
Já as causas de suspeição, estão ligadas ao animus subjetivo do juiz quanto às partes, e geralmente são encontradas externamente ao processo. Uma decisão proferida por um juiz suspeito é causa de nulidade absoluta. Ambas são hipóteses que afastam a competência do juiz.
O que é uma exceção de suspeição?
Assim se diz da alegação de suspeita de parcialidade que possa ser feita contra juiz, contra o órgão do Ministério Público, contra o escrivão ou serventuário da justiça ou contra o perito nomeado para funcionar na causa.
Quando dissolvido o casamento sem descendentes não subsistirá o impedimento ou a suspeição do juiz que for sogro o padrasto o cunhado o genro ou enteado de quem for parte no processo?
Dissolução do casamento e impedimento: O impedimento e a suspeição cessam com o fim do casamento. Salvo se do casamento resultarem descendentes. Mas, mesmo dissolvido o casamento sem descendentes, não funcionará como juiz o sogro, o padrasto, o cunhado, o genro ou enteado de quem for parte no processo.
Serão públicos e poderão Realizar-se em horário noturno conforme dispuserem as normas de organização judiciária exceto os relativos exclusivamente ao estado da pessoa que correrão em segredo de justiça?
Serão públicos e poderão realizar-se em horário noturno, conforme dispuserem as normas de organização judiciária, exceto os relativos exclusivamente ao estado da pessoa, que correrão em segredo de justiça. Não poderá ser solicitada a prática de atos processuais em outra Comarca, exceto se se tratar de perícia técnica.
Quando é fundada a suspeição parcial do juiz?
- Reputa-se fundada a suspeição de parcialidade do juiz, quando: Ex: Quando o juiz for amigo pessoal ou inimigo declarado da alguma das partes. II - alguma das partes for credora ou devedora do juiz, de seu cônjuge ou de parentes destes, em linha reta ou na colateral até o terceiro grau;
Quais são os subjetivos da suspeição do juiz?
- Os critérios subjetivos que determinam a suspeição do juiz, conforme o artigo 135 do CPC, incluem ser “amigo íntimo ou inimigo capital”, “herdeiro presuntivo (tido como tal), donatário ou empregador” de uma das partes do processo.
Quando ocorre o impedimento do juiz?
- Ex: Quando o juíz participar de órgão de direção ou de administração de pessoa jurídica que seja parte na causa. Parágrafo único. No caso do no IV, o impedimento só se verifica quando o advogado já estava exercendo o patrocínio da causa; é, porém, vedado ao advogado pleitear no processo, a fim de criar o impedimento do juiz.
Quais são as causas da suspeição?
- No impedimento (art. 252 CPP), a relação conflituosa do juiz é diretamente com o feito, ao passo que na suspeição (art. 254 CPP) tal relação é com as partes. Em regra, as causas de suspeição são circunstâncias subjetivas relacionadas a fatos externos ao processo capazes de prejudicar a imparcialidade do magistrado.